sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Dakar 2015 - Dia 13

Com as motos e os carros a fazerem a etapa mais longa do Dakar, entre Termas de Rio Hondo e Rosário, no total de 1024 quilómetros, mas apenas 298 quilómetros em especial cronometrada, as coisas parecem estar definidas na classificação geral, agora que resta apenas uma etapa para terminar este Dakar. Apesar de nas motos, Toby Price ter sido o vencedor e Paulo Gonçalves ter conseguido recuperar três minutos e 23 segundos sobre Marc Coma, o espanhol é praticamente o vencedor deste rali nas motos, dado que a diferença entre os dois é de 17 minutos e 40 segundos.

O Dakar não está terminado, falta mais um dia de corrida. Estou na segunda posição, mas nada está garantido. Tudo pode acontecer ainda, positiva ou negativamente. Mas estou muito feliz por mim e por toda a equipa HRC, e por todo o trabalho que tem vindo a ser feito. O Joan Barreda esteve na frente da corrida até ao Salar de Uyuni, mas perdeu o comando devido a um problema causado pela água no motor. Se terminarmos o Dakar no pódio já será bom”, afirmou.

Hélder Rodrigues foi o oitavo na etapa, a oito minutos e 40 segundos do vencedor, enquanto que Ruben Faria terminou hoje na vigésima posição, a 16 minutos e 21 segundos de Price.

Em termos de classificação geral, está tudo definido, com Coma a caminho da quinta vitória no Dakar, controlando a aproximação de Paulo Gonçalves. Ruben Faria é o sexto e ainda poderá alcançar a sensação espanhola Laia Sanz, que está a quatro minutos do piloto português. Já Hélder Rodigues é o 11º da geral, a mais de três horas e 27 minutos de Coma.

Já nos automóveis, o grande vencedor foi local. Orlando Terranova foi o melhor a bordo do seu Mini, conseguindo uma vantagem de 30 segundos para o segundo classificado, o russo Vladimir Vassyliev. Outro argentino, Emiliano Spataro, foi o terceiro com o seu Renault Duster. Nasser Al Attiyah foi o quarto, mas conseguiu um avanço de sete minutos sobre Giniel de Villiers, que nesta etapa foi apenas o 12º classificado.

Carlos Sousa foi o sexto classificado na etapa, a apenas um minuto e 52 segundos do vencedor, mas conseguiu aqui o seu melhor resultado neste Dakar. Agora, ele está no oitavo lugar, mas têm bernard Ten Brinke mesmo a seu lado: um minuto e 47 segundos separam ambos os pilotos.

Amanhã é a última etapa, entre Rosário e Buenos Aires, com 393 quilómetros ao todo, dos quais 174 são feitos em troço cronometrado. 

Sem comentários: