segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Dakar 2015 - Dia 9

Se os carros descansam hoje em Iquique, depois de terem estado em paragens bolivianas, já hoje as motos passaram por um dia difícil no Salar de Uyuni. Debaixo de temperaturas quase negativas - estiveram 4 graus Cº - o efeito atmosférico dizimou o pelotão do Dakar. Cerca de 45 pilotos sofreram de hipotermia e alguns acabaram por ser evacuados por apresentarem sintomas preocupantes.

Entre os que abandonaram a tirada foi o catalão Jordi Viladoms, mas o abandono do vencedor de 2006 foi mecânico, pois o motor da sua KTM acabou por se partir. Outro dos que se atrasaram bastante foi o líder, Joan Barreda Bort, que perdeu muito tempo com problemas mecânicos (mais de hora e meia), e por consequência, a liderança, para Marc Coma. Aliás, Barreda Bort está agora no 14º lugar da geral, e todas as suas chances de vitória foram água abaixo.

No final, o grande vencedor foi o chileno Pablo Quintanilla, que ficou na frente de Juan Pedrero Garcia, a 11 segundos. O melhor português foi Ruben Faria, no 14º posto, a sete minutos e 44 segundos do vencedor, enquanto que Paulo Gonçalves ficou logo atrás, e conseguiu o segundo lugar da geral, agora comandada por Marc Coma. Quem também perdeu imenso tempo foi Hélder Rodrigues, que ainda não acabou a especial, no momento em que se escrevem estas linhas.

Na frente, Coma é o novo líder, mas a vantagem para Paulo Gonçalves é de nove minutos e onze segundos. Pablo Quintanilla é o terceiro, a onze minutos de Coma, enquanto que Ruben Faria é o sexto, a 34 minutos da liderança.

Amanhã, carros, motos e camiões sairão de Iquique a Calama, no total de 539 quilómetros, dos quais 451 são feitos de forma cronometrada.

Sem comentários: