domingo, 21 de junho de 2015

Formula 1 2015 - Ronda 8, Austria (Corrida)

Depois do que aconteceu ontem na qualificação, esperava-se que a orrida fosse um passeio para os da frente, enquanto que a ação aconteceria atrás deles. Mas havia fatores a ter em conta com a Formula 1 a passear com os Alpes como pano de fundo: a incerteza meteorológica - previa-se chuva para a hora da corrida - e havia certos pilotos que estando em posições ditas anormais - como o mau resultado de Kimi Raikkonen - poderia dar em algo mais interessante. 

Para além disso, os maus resultados da McLaren - que vive um autêntico inferno com os motores Honda e em Zeltweg iam largar da última fila - faziam pensar onde é que iriam parar. se é que iriam evoluir alguma coisa. E ainda para além disso, o mau ano dos Red Bull poderia pensar se les poderiam pontuar ou fazer algo mais interessante, pois "jogavam em casa". 

A corrida em Zeltweg começou atribulada, com Nico Rosberg a conseguir passar Lewis Hamilton, enquanto que mais atrás, e mais adiante, Kimi Raikkonen bateu no McLaren de Fernando Alonso, fazendo com que ambos acabassem nos guard-rails e obrigando à entrada do Safety Car por oito voltas.

No recomeço, Rosberg começou a afastar-se de Hamilton, ficando com um avanço de dois segundos, enquanto que atrás, Jenson Button ia de paragens em paragens na boxe, até à paragem final, a pedido da equipa. Ao mesmo tempo, os comissários descobriram que Marcus Ericsson tinha queimado a largada e foi obrigado a ir às boxes e passar por uma penalização.

Nos lugares intermediários, Valtteri Bottas só conseguiu passar o Toro Rosso de Max Verstappen na volta 16, para ficar com o sexto posto, enquanto que um pouco mais à frente, Felipe Massa estava na cauda de Sebastian Vettel, no entanto sem o ameaçar. Por esta altura, na frente, Hamilton começava a apanhar Rosberg, mas a diferença era minima. Mas o centro das atenções era a luta pelo décimo posto, entre o Force India de Sergio Perez e os Lotus de Romain Grosjean e de Pastor Maldonado. O francês pressionava o mexicano, mas sem resultado.

Na volta 23, o Sauber de Marcus Ericsson fica parado na pista e as bandeiras amarelas são mostradas para assinalar o carro na pista. Não houve grandes problemas na corrida, e o próximo momento aconteceu duas voltas depois, quando Bottas passou Hulkenberg na quinta posição. Na volta 27, o finlandês foi as boxes, onde quando regressou à pista, apanhou... Hulkenberg. 

Os Mercedes entraram nas boxes na volta 34, quando foi a vez de Nico Rosberg, enquanto que Lewis Hamilton foi lá duas voltas depois. Quando regressou, a distancia manteve-se, na mesma altura em que Romain Grosjean tinha problemas na sua caixa de velocidades - estava encravado na terceira velocidade - e parecia que iria parar de vez. Ao mesmo tempo, Sebastian Vettel ia às boxes... e foi um desastre, graças à demora em colocar o pneu traseiro-direito.

De repente, na volta 38... o aviso. Parecia que Lewis Hamilton tinha pisado o risco na saída das boxes, e estava a ser investigado. Vista a repetição, via-se que o inglês tinha pisado o risco... e seria penalizado em cinco segundos. A distância tinha alargado e parecia que Rosberg iria ser o grande vencedor, mesmo que Hamilton o passasse.

Na volta 41, um duelo interessante a três entre Maldonado, Kvyat e Nasr acabou com o russo a perder dois lugares, de nono para 11º, com o venezuelano a ser o grande beneficiado. Mas o que se sabia era que os Red Bull eram os unicos a correrem com o mesmo jogo de pneus do inicio da corrida, e só pararam na volta 47, primeiro com Kvyat e depois com Ricciardo.

Na volta 50, começou-se a avisar que Sebastian Vettel já estava na traseira do Williams de Felipe Massa, no sentido de o apanhar. Ao mesmo tempo, Pastor Maldonado passava Daniel Ricciardo e era oitavo. Mas efetuada a ultrapassagem, as atenções estavam viradas para o duelo para o lugar mais baixo do pódio, com o brasileiro a tentar aguentar as investidas do Ferrari do alemão tetracampeão. A diferença diminuía com o passar das voltas, e tornara-se o foco da corrida, já que mais à frente, Hamilton tinha-se conformado com o segundo posto.

Mais para o fim, Vettel estava realmente em cima, enquanto que atrás, Max Verstappen era pressionado por Pastor Maldonado, que mesmo com algumas dificuldades em segurar o carro, conseguiu passá-lo na volta 70.

Mas na frente, Nico Rosberg - que se queixava de muitas vibrações no seu carro - iria tornar-se no vencedor do GP da Austria, com Hamilton em segundo e Felipe Massa em terceiro, conseguindo segurar Sebastian Vettel nos últimos momentos. Valtteri Bottas era o quinto, seguido por Nico Hulkenberg, Pastor Maldonado, Max Verstappen, Sergio Perez, e os Red Bull ficava com o último lugar pontuável, com Daniel Ricciardo.

No final, o alemão comemorava a sua terceira vitória do ano, recuperando alguns pontos em relação a Hamilton e comemorando a sua entrada na casa dos 30 - fará daqui a alguns dias - e o novo bebé, com as esperanças intactas de bater Lewis Hamilton. Ainda por cima, daqui a duas semanas, eles jogam em casa do adversário, em Silverstone.

1 comentário:

Ron Groo disse...

não foi nem bom nem ruim... E é sempre bom rever a pista da Áustria.