sábado, 7 de novembro de 2015

Formula E: Lucas di Grassi foi o grande vencedor em Putrajaya

Foi uma corrida imprevisível, mas no final, Lucas di Grassi foi o grande vencedor em Putrajaya, na Malásia. A segunda corrida da Formula E viu muitas batidas, ultrapassagens, baterias que faziam "mau contacto". Sam Bird, da Virgin, e Robin Frijns, da Andretti, acompanharam-no no pódio, enquanto que António Félix da Costa acabou nos pontos na sexta posição, depois de ter lutado pelo pódio durante muito tempo, até ficar parado temporariamente na pista por causa de problemas no seu carro, vitima do calor sufocante que atrapalhou na fiabilidade do seu carro.

Depois de Buemi ter garantido a pole-position, a corrida começou ainda nas boxes, quando o carro de Stephane Sarrazin ficou parado nas boxes e foi obrigado a largar das boxes. Na partida, Buemi foi para a frente, enquanto que atrás, Jean-Eric Vergne deu um toque no carro de Nick Heidfeld, acabando ali a prova do francês. Nessa altura, Félix da Costa aproveitou o espaço vazio à sua frente para ficar com o segundo posto, mas foi passado por Lucas di Grassi.

Na terceira volta, Oliver Turvey não fez a curva e bateu forte no muro de proteção. Como o carro ficou numa posição perigosa, o Safety Car entrou na pista, ficando por lá por três voltas. Quando este recolheu às boxes, Bruno Senna teve problemas em arrancar com o seu carro e perdeu imensas posições.

Na frente, sem problemas, Sebastien Buemi parecia ter as coisas controladas, enquanto que atrás, Duval era atacado por Félix da Costa, que ficou com o terceiro posto, e pouco depois perdeu-o para Nicolas Prost. Na 15ª volta, contudo, um problema eletrónico no carro de Buemi fê-lo andar mais lentamente, mas não o parando. Alarmado, antecipou a sua ida às boxes, a mesma coisa fez o seu companheiro de equipa, Nicolas Prost. 

As trocas de carros aconteceram nas quatro voltas seguintes, com Prost a sair das boxes na liderança, seguido por Félix da Costa. Nelson Piquet Jr foi o último a parar, na volta 21, na mesma altura em que Di Grassi passada Duval e Felix da Costa para ser segundo. Na volta 24, porém, o filho de Alaon Prost começou a economizar e foi passado por Di Grassi, e depois por Félix da Costa. Mas logo a seguir na volta 25, o português da Aguri ficou parado no meio da pista, caindo para o fim do pelotão.

As voltas finais foram confusas, mas ao mesmo tempo elétricas. Duval voltou ao segundo posto, mas também tinha problemas, enquanto que Robin Frijns tocou um muro e ficou com a direção torta, mas continuou. O piloto francês também tocou no muro, mas acabou por abandonar. Quem beneficiou de toda esta luta foram Jerome D'Ambrosio e Sam Bird, que subiram respectivamente ao segundo e terceiro posto, no final da 30ª volta.

Sebastien Buemi - que tinha voltado à pista e subido até ao sétimo posto - tinha problemas e parava de vez, ao mesmo tempo que Prost arrastava-se - acabaria por ser décimo.

E ainda antes de cortar a meta, mais um "golpe de teatro", com D'Ambrosio a bater no muro e a oferecer o segundo posto a Sam Bird, o vencedor no ano anterior. Robin Frinjs foi o terceiro, dando um pódio para a Andretti, enquanto que Stephane Sarrazin foi o quarto, na frente de Bruno Senna, que ainda passou Nick Heidfeld para ser quinto. António Félix da Costa foi o sexto, na frente de Daniel Abt, Nelson Piquet Jr, Nick Heidfeld e Nicolas Prost.

No campeonato, Di Grassi é agora o novo lider, com 43 pontos, seguido por Buemi, com 35, e Sam Bird, com 24 pontos. Senna é oitavo, com dez pontos, Félix da Costa é 11º, com oito pontos, empatado com Oliver Turvey, e Piquet está na 14ª posição, com quatro pontos.

A Formula E voltará à ação a 19 de dezembro, na estância balnear uruguaia de Punta del Este.

Sem comentários: