quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Vamos ter Rali da Suécia?

O cancelamento do Rali da Suécia ainda está em cima da mesa, a pouco menos de um dia do seu começo. As dores de cabeça continuam para a organização, a falta de neve em alguns troços é real e alguns dos pilotos já se queixam das condições, como Sebastien Ogier.

Lamento pelos organizadores do Rali da Suécia, mas com exceção da 3ª e 4ª PEC, que têm muito gelo, o resto parece um rali de terra #NotSafeWithStud” comentou o campeão do mundo na sua conta do Twitter. Para efeitos de tradução, o "hashtag" que Ogier usou é que o rali não é seguro com pneus com pregos, usados para troços de neve e gelo.

E Ogier quer que o rali seja cancelado: As únicas estradas em que podemos correr são as da Noruega. Podemos fazer um curto rali sprint ali, mas o resto da prova são apenas pisos de terra e seria completamente inseguro sequer tentar. Se o fizermos, vamos perder os pregos muito rapidamente e isso será realmente perigoso. Nem sequer percebo porquê fizemos os reconhecimentos. Estivemos a destruir as estradas sem razão. Percebo que há decisões difíceis para tomar, mas simplesmente não é possível correr assim. Lamento o incómodo, mas seria demasiado perigoso” disse.

Para terem uma ideia, cada pneu de gelo tem 384 pregos, vezes quatro são 1536 pregos que vão estar em contacto com o solo. Sem o gelo para agarrar, esses pneus não duram mais do que 15 quilómetros, em média, e pneus de gelo em terra é a mesma coisa do que pneus de chuva em piso seco: são inseguros.

Fala-se que as marcas de pneus podem mandar um conjunto adequado para troços de terra, mas mil conjuntos de pneus em tempo útil para Karlstad, na Suécia, apresenta-se como um desafio logístico quase impossível. E para piorar as coisas, houve hoje os reconhecimentos, que poderão ter piorado as condições desses troços...

Veremos no que vai acontecer.

Sem comentários: