terça-feira, 19 de abril de 2016

A original campanha a favor de Rio Haryanto

Ver um país apoiar um piloto pela primeira vez parece ser fantástico. As pessoas ficam nitidamente curiosas pelo desporto em si e alguns dos apoiantes já não se sentem tão... estranhos ao ver que o seu desporto favorito não é mais apoiado por uma elite. Mas quando se trata de um país populoso como a Indonésia, que este ano tem o seu primeiro piloto de sempre na figuro de Rio Haryanto, as coisas tornam-se gigantes. Especialmente quando temos o próprio governo a apoiá-lo.

É verdade que a petrolífera Petramina está a apoiá-lo com um patrocínio pessoal de 15 milhões de euros, mas não chega. Falta cerca de cinco milhões de euros, e o governo decidiu ontem lançar uma campanha original para o apoiar. Eles decidiram pedir à população que apoiasse numa campanha de SMS de apoio ao piloto. Mais especificamente, 12,5 milhões de SMS, para ver se conseguem amealhar... 4,2 milhões de euros! Cada pessoa teria apenas de gastar cinco mil rupias indonésias (o equivalente a... 34 cêntimos) para juntar nesse mealheiro.

Crê-se que isso não será problema - o país tem cerca de 255 milhões de habitantes - e todas as operadoras móveis do país decidiram associar-se à ideia. "Vamos apoiar isto. É como tomar remédio, três vezes por dia. O número de utilizadores de telemóveis na Indonésia é alto, por isso, se todos fizerem isso, teremos mais do suficiente para alcançar o objetivo", disse o Ministro da Comunicação e da Informação Rudiantara, à CNN Indonésia.

Caso isto tenha sucesso, o governo também pretende abrir esse processo para outros atletas indonésios no futuro. Boa sorte para eles.

Sem comentários: