quarta-feira, 6 de julho de 2016

M***** que Niki Lauda diz


A minha (já longa) experiência jornalistica me diz que quando ouvimos um "soundbyte", a melhor coisa que devemos fazer é deixar a poeira assentar para podermos dizer alguma coisa. Quando afirmo "assentar poeira", falo em deixar passar alguns dias para ouvirmos as reações das pessoas, ler, pensar sobre o assunto e depois escrever - ou falar - alguma coisa a seu respeito, com o filme mais completo possivel.

E mesmo após este tempo todo, ainda fico espantado e algo confuso com aquilo que ele disse no domingo, após o GP da Austria. Que Niki Lauda não é propriamente o tipo mais delicado do mundo, isso já sabemos. Que a sua sensibilidade e tacto seja semelhante a de um "tiranossaus rex", acho que toda a gente já topou, mas dizer aquilo de Lewis Hamilton, após a mais recente polémica entre os dois, achei um exagero. Um pouco incrédulo, porque não queria acreditar. 

Pensei mesmo que fosse treta, só para ganhar mais cliques em sites e audiência nas televisões, pois ele é grande amigo de Bernie Ecclestone e deve ter aprendido um ou outro truque dele, especialmente na parte de aldrabar a imprensa para escrever o que eles pensavam, sem querer confirmar outras fontes "porque são declarações que vêm do Niki Lauda". Ora, ele também pode aldrabar, não é?

Mas parece que há fundo de verdade. Não tanto o quarto de hotel destruido por Hamilton quando ele não conseguiu fazer a pole-position em Baku, mas a tal degradação entre ambos os pilotos. Será normal, com ambos a quererem a mesma coisa, mas hoje, o pessoal da Mercedes emitiu um comunicado afirmando que "queria esclarecer mal-entendidos" afirmando que "Hamilton não destruiu um quarto de hotel em Baku durante o fim de semana de Grande Prémio", mas "Lauda não mentiu em relação à falta de relacionamento com Nico Rosberg".

E esse é o problema. Lauda aldrabou para o mundo, e isso tem consequências. Não tanto para ele, mas é em relação aos dois pilotos e à Formula 1. Aldrabar, mentir, só para apimentar o campeonato ou a competição, só para ganhar audiência, só para ver "o circo a arder" não é ético. Eu pensava que era coisa só do Bernie, não do Lauda. Ou julgam que depois de Zeltweg, as coisas irão acalmar-se? Não, não vão. Especialmente quando ainda estamos a chegar à metade do campeonato. Ou seja, temos cerca de dez, onze corridas onde na maior parte das vezes teremos duelos entre Rosberg e Hamilton, e nós, já este ano, tivemos problemas em três corridas. E a partir de agora, sempre que veremos os dois lado a lado, numa corrida qualquer, temos de contar que ambos batam, ou que um deles tire o capacete e ande a bater no outro com o casco. E isso seria degradante para a Formula 1.

E depois, haverá outro problema. Muitos de nós acreditam em tudo o que diz, quais esponjas ingénuas. Nem toda a gente tem um grau de cinismo suficiente para podermos desconfiar das coisas que eles dizem. Parece que adoram ser enganados, e não deveria ser assim. Eu não gosto.

Mas independentemente das tretas que o austríaco diz, a relação entre ambos está definitivamente degradada. E até ao fim do ano, as chances das coisas acabarem mal vão aumentar exponencialmente. Sendo verdade ou não.   

2 comentários:

Ron Groo disse...

Lauda é nossa maior fonte de diversão. Deixa ele. hehehehe

Turbo-lento disse...

Tirando uma página do pessoal mais católico, "o quarto destruído" era uma metáfora tipo: o Hamilton e Rosberg partilharam um quarto (que representa a equipa Mercedes) e agoro que não se entendem partiram a loiça toda. E beberam o minibar todo certamente antes disso ;)