domingo, 3 de julho de 2016

Formula E: Nicolas Prost vence de novo e Buemi é campeão

A e-dams conseguiu um fim de semana perfeito com nova vitória de Nicolas Prost, aproveitando a colisão entre Lucas di Grassi e Sebastien Buemi na primeira curva, e que eliminou os dois da corrida. Ambos regressaram, com um objetivo de ficar com a volta mais rápida. No final, foi Buemi que o conseguiu e ficando assim com os dois pontos, alcançando o título mundial por meros dois pontos.

A partida começou com Buemi a ser mais veloz que Prost, mas na travagem para a primeira curva, Di Grassi tentou passar o suiço, mas falhou a travagem e bateu na sua traseira. Com o Safety Car na pista nas duas voltas seguintes, a corrida prosseguiu com Nicolas Prost na liderança, seguido por Nick Heidfeld. Ambos os pilotos voltaram à pista, com os outros carros, tentando brigar pela volta mais rápida.

As coisas andaram assim sem grandes novidades até à volta 8, quando Sam Bird começou a andar lento na pista, fazendo com que o Safety Car entrasse de novo na pista. Duas voltas depois, a corrida regressou à bandeira verde, com Prost a afastar-se de Heidfeld, que era pressionado por Daniel Abt e Jean-Eric Vergne

Na volta 13, o Safety Car entrava de novo com a batida de Robin Frijns sobre o francês Loic Duval, e ele fica por lá por duas voltas. Quando voltou à bandeira verde, Prost manteve - e afastou-se - de Heidfeld, para ficar com a liderança, pelo menos até à troca de carros. Este era de novo assediado por Abt e Vergne, para ser passado pelo alemão da Abt na volta 17. Atrás, António Félix da Costa passou Mike Conway para ser sétimo, e estava em cima de Nelson Piquet Jr.

Na troca de carros, Heidfeld perdeu mais um lugar para Vergne, enquanto que Félix da Costa conseguiu passar Piquet para ser agora o sexto. Depois, o piloto da Aguri passou Oliver Turvey e ficou atrás de Heidfeld para o quarto posto. Tudo isto numa altura em que Buemi fazia a volta mais rápida e ficava na frente do campeonato.

E foi nesta luta pela quarta posiçao que se centraram as atenções, mas no cronómetro, Buemi conseguiu ser mais veloz do que Di Grassi e o suiço conseguia o campeonato. 

No final. Nicolas Prost repetiu a vitória de ontem, com Daniel Abt e Jean-Eric Vergne a acompanhá-lo no pódio. Nick Heidfeld foi o quarto, aguentando os ataques de António Félix da Costa, seguido por Jerome D'Ambrosio. Contudo, no final, a secretaria atacou, com Vergne, Heidfeld e Félix da Costa a terem uma penalização de 30 segundos por não cumprirem uma ordem de "drive through", fazendo com que D'Ambrosio ficasse com o lugar mais baixo do pódio e Bruno Senna subisse para o sexto posto.

E assim acabava a segunda temporada da Formula E, com uma disputa até ao último ponto, decidido com uma volta mais rápida. Buemi era o candidato natural, pois o e-dams era o melhor carro do pelotão, mas a desclassificação de Di Grassi no México poderá ter sido o momento decisivo desta temporada. 

Sem comentários: