sábado, 1 de abril de 2017

Formula E: Abt fez a pole no México

O alemão Daniel Abt, no seu Audi-Abt, fez a pole-position no ePrix do México, conseguindo superiorizar-se ao britânico Oliver Turvey (NetxEV) e o francês Jean-Eric Vergne (Techeetah), na qualificação, que decorreu no final da tarde no autódromo Hermanos Rodriguez. O português António Félix da Costa vai partir da sétima posição da grelha de partida, beneficiando da penalização de Maro Engel, que mudou de caixa de velocidades e perdeu dez posições, depois de ter sido terceiro na qualificação.

No primeiro grupo, Heidfeld conseguiu ser o melhor, marcando 1.03,022 com o seu Mahindra, conseguindo bater o Virgin de Sam Bird, que tinha marcado 1.03,099. Sebastien Buemi apenas conseguiu 1.03,402, e poderia ter o lugar na Super-Pole em perigo nesta qualificação.

Contudo, pior ficou Lucas di Grassi, conseguindo apenas 1.03,691, e era provável que o seu lugar na grelha de partida fosse bem modesto.

O segundo grupo tinha Stephane Sarrazin, António Félix da Costa, Daniel Abt, José Maria Lopez e Oliver Turvey. Depois de uma volta de aquecimento, na segunda tentativa, os pilotos bateram largamente os tempos do primeiro grupo, com Abt a ser o melhor, seguido por "Pechito" Lopez. O alemão marcava 1.02,765, enquanto que Félix da Costa marcava o sexto tempo provisório, com 1.03,363. Turvey melhoraria, marcando 1.02,712 e ficava provisoriamente no primeiro lugar.

E logo no segundo grupo, Buemi estava de fora da luta pela SuperPole.

No terceiro grupo, constituído pelo alemão Nicolas Prost, Nelson Piquet Jr, Loic Duval, Robin Frijns e Jean-Eric Vergne, após a primeira volta, onde se marcaram tempos, a segunda tentativa ficou interrompida quando Loic Duval bateu forte no muro na Curva 1, obrigando a amostragem das bandeiras vermelhas.

No regresso, poucos minutos depois, Vergne conseguiu 1.02,983, conseguindo o quarto melhor tempo em termos provisórios, enquanto que Nico Prost conseguia apenas 1.03,589, ficando com o décimo posto provisório. Ou seja, por esta altura, a e.dams não metia ninguém na SuperPole na corrida mexicana.

O grupo final tinha Maro Engel, Esteban Gutierrez, Adam Carrol, Jerome D'Ambrosio e Felix Rosenqvist. A grande surpresa foi Engel, que com o seu Venturi, conseguiu um tempo de 1.02,974, conseguindo o quarto melhor tempo, logo, a passagem para a SuperPole. Felix Rosenqvist apenas conseguiu o 11º tempo, não indo longe, enquanto que Gutierrez fazia o 13º tempo.

Assim sendo, para a SuperPole iam Abt, Turvey, Engel, Vergne e Lopez. Ali, Vergne foi o primeiro a marcar tempo, com 1.03,202, mas depois, Engel melhora, fazendo 1.03,045. "Pechito" Lopez tentou melhorar, mas só conseguiu 1.03,072, ficando apenas com o segundo tempo provisório.

Contudo, Daniel Abt faz 1.02,711 e resolve o assunto, dando à equipa a primeira pole do ano, pois Oliver Turvey consegue "apenas" 1.02,867, ficando com o segundo melhor tempo na grelha.

A corrida vai acontecer mais tarde no dia, pelas 16:30 locais.

Sem comentários: