E de modo surpreendente, a Haas mostra o seu carro para 2018, um dia antes da Williams apresentar o seu FW41. O VF-18 é, então, o primeiro chassis a mostrar o Halo como sistema de segurança. Com a mesma dupla de pilotos do ano passado - o francês Romain Grosjean e o dinamarquês Kevin Magnussen - o carro parece ser uma evolução do bólido de 2017, onde conseguiram o oitavo lugar no Mundial de Construtores.
Gene Haas, o fundador da equipa, afirmou que o grande objetivo desta temporada foi na redução do peso, para poderem ser mais competitivos do que a concorrência. "Eliminamos muitas das variáveis em que sabiamos que eramos fracos. Concentramo-nos no que será necessário para que o nosso carro seja consistente e feche a diferença que existe para as melhores equipas", comentou.
Já Gunther Steiner, o diretor técnico, reconhece que há poucas alterações no carro novo, para além das regulamentadas pela FIA para este ano.
"A grande evolução do carro foi a adição do halo", começou por dizer. "Demorou um pouco em termos de estudos aerodinâmicos, e os designers tiveram que trabalhar duro para modificar o chassis para que o Halo pudesse sobreviver às cargas obrigatórias. O peso mínimo do carro aumentou e há um centro de gravidade mais alto simplesmente por causa da posição do dispositivo. Mas todos estão no mesmo barco", continuou.
"Os regulamentos permaneceram bastante estáveis entre 2017 e 2018, então o VF-18 é uma evolução do nosso carro no ano passado. É menos reinvenção e mais refinamento. Você vê os elementos que tivemos no ano passado no carro este ano", concluiu.
Steiner acredita que o Haas poderá fazer um bom progresso no campeonato de construtores se ele aprenderem a extrair mais do seu carro nos fins de semana das corridas.
"Nosso carro de 2017 foi realmente muito bom, mas nem sempre conseguimos tirar o melhor proveito, e é isso que pretendemos mudar em 2018. Nós conseguimos fazer o carro o mais leve possível para transportar mais lastro. Pudemos fazer um melhor trabalho ao colocar esse lastro onde queremos", afirmou.
Steiner acredita que o Haas poderá fazer um bom progresso no campeonato de construtores se ele aprenderem a extrair mais do seu carro nos fins de semana das corridas.
"Nosso carro de 2017 foi realmente muito bom, mas nem sempre conseguimos tirar o melhor proveito, e é isso que pretendemos mudar em 2018. Nós conseguimos fazer o carro o mais leve possível para transportar mais lastro. Pudemos fazer um melhor trabalho ao colocar esse lastro onde queremos", afirmou.
Os testes do novo carro acontecerão no final do mês, em Barcelona.
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