sábado, 14 de abril de 2018

Formula E: Rosenqvist fez a pole em Roma

Felix Rosenqvist foi o poleman em Roma, a primeira prova da ronda europeia da Formula E, que decorreu este sábado na capital italiana. O sueco da Mahindra conseguiu ser melhor que o Virgin de Sam Bird na superpole, com o Jaguar de Mitch Evans a ser o terceiro. Já Jean-Eric Vergne, o líder do campeonato, conseguiu ser apenas o oitavo classificado. 

Quanto a António Felix da Costa, foi protagonista pela negativa, quando bateu na saída das boxes com o carro de José Maria Lopez, acabando ambos na última fila da grelha. 

Com trinta pontos a separar Vergne e Rosenqvist, concluída a primeira metade do campeonato, iria saber até que ponto o piloto da Mahindra iria recuperar alguma coisa dessa desvantagem nas ruas da Cidade Eterna. No primeiro grupo, que tinha Maro Engel, Jérôme D'Ambrosio, Nicolas Prost, Tom Blomqvist e Luca Filippi, não houve ninguém que conseguisse colocar tempos suficientemente velozes, embora o companheiro de Félix da Costa tenha sido o mais veloz de todos, com um tempo que o poderia colocar no meio do pelotão.

No segundo grupo, que tinha os cinco primeiros classificados do campeonato, estes encarregaram-se de pulverizar os tempos do grupo anterior, com Rosenqvist a ser melhor do que Buemi, Bird e Vergne. E no terceiro grupo, que tinha Di Grassi, Abt e Evans, entre outros, o piloto brasileiro marcou um bom tempo, suficiente para ser candidato a passar para a Superpole. Edoardo Mortara bateu no muro, mas mesmo assim acelerou o suficiente para marcar um tempo, insuficiente para conseguir uma boa posição na grelha.

A grupo final, que tinha António Félix da Costa e José Maria Lopez, acabou mal tinha começado, com o tal incidente nas boxes entre o português e o argentino. Nick Heidfeld e Alex Lynn marcaram tempos mas não impressionaram, mas foi André Lotterer a ser melhor, conseguindo o melhor tempo e ir à Superpole, com Rosenqvist, Evans, Buemi e Bid a fazer-lhe companhia.

Na Superpole, o primeiro a alinhar foi Evans, com uma volta segura, marcando 1.37,199, insuficiente para a pole-position. Bird melhorou, com 1.36,987, mas foi Rosenqvist que fez a melhor volta de todos, fazendo 1.36,311. Sebastien Buemi tentou a sua sorte, mas errou na travagem de uma das curvas e fez 1.37,817, na frente de Lotterer.

Com isto, o sueco da Mahindra conseguia mais uma pole e tirava três pontos na desvantagem que tinha para Vergne. A corrida acontecerá pelas 16 horas em Roma, e terá 33 voltas à pista à volta da zona EUR, a parte moderna da capital italiana.

Sem comentários: