Pikes Peak é a subida de montanha por excelência no mundo. É a mais antiga existente em atividade - desde 1916 - e situa-se no Colorado, nas Montanhas Rochosas. O resto do mundo ficou a conhecer nos anos 80 quando a Peugeot, Audi e Volkswagen lá foram nos anos 80 para experimentar os seus carros especiais, derivados dos ralis, na categoria Unlimited. E víamos que parte do percurso era feito em estrada de terra, especialmente quando chegavam perto dos quatro mil metros de altitude.
Hoje em dia, a subida de treze quilómetros está toda asfaltada e os carros elétricos dominam, especialmente quando Romain Dumas baixou dos oito minutos com o seu Volkswagen I.D. Pikes Peak, um carro totalmente elétrico.
Contudo, há mais categorias onde os pilotos podem participar. Um deles, por exemplo, colocou um Bentley Bentayga numa delas, para bater o seu recorde. Mas este ano, de acordo com o que leio hoje no Sportmotores.com, parece que uma equipa de Formula 1 quer ir... ao Pikes Peak. A história é contada por Travis Pastrana.
"Tem havido muitas conversas sobre uma equipa de Fórmula 1 vir cá. Eu ouvi, mas não digo quem é, e não é para mim", afirmou. Pastrana disse que não era a Red Bull, entidade do qual é patrocinado.
De oito equipas que estão na competição - volto a recordar, a Red Bull está descartada - três produzem automóveis: Ferrari, Renault, McLaren e Mercedes. Se a Ferrari não quer mais nada para além da Formula 1, e a Renault não vende carros na América - a Nissan, com o qual tem uma aliança, sim - poderemos colocar a chance da McLaren e da Mercedes, por duas razões: a primeira quer se expandir para além da Formula 1, e a segunda deseja fazer algo no campo dos elétricos, já que em 2019-20, vai estar na Formula E, e está a preparar uma gama de carros elétricos de estrada. Aliás, como quase todas as marcas de automóveis neste momento.
Contudo, nesse campo, um porta-voz da marca de Estugarda já veio a dizer no site em questão que não há planos nesse sentido.
Quanto à McLaren, tem outros planos. Quer ir para a IndyCar, em aliança com outra equipa, e está a construir um carro para a categoria GT3, e provavelmente poderá estar a piscar o olho aos novos regulamentos da Endurance, e recentemente, os seus funcionários mostraram insatisfação por todas estas "distrações", quando os seus resultados na Formula 1 não são bons. E ainda há a Sauber, que tem uma parceria com a Alfa Romeo, e quer expandir a sua marca em terras americanas, mas também já disse que não há planos nesse sentido.
Em suma, pode ser apenas uma conversa divertida para entreter durante o fim de semana de Pikes Peak, mas em muitos campos, quando há fumo, há fogo.
Sem comentários:
Enviar um comentário