domingo, 29 de julho de 2018

WRC 2018 - Rali da Finlândia (Final)

Como seria de esperar desde a primeira especial, o estónio Ott Tanak foi o vencedor do Rali da Finlândia, ele que dominou desde a primeira especial, a bordo do seu Toyota Yaris WRC. O estónio acabou com 32,7 segundos de avanço sobre o norueguês Mads Ostberg, a bordo do seu Citroen, que também conseguiu o seu primeiro pódio do ano. Jari-Matti Latvala foi o terceiro, a 35,5 segundos do seu companheiro de equipa.

"Como é que nos podemos reclamar? Foi um fim de semana perfeito para nós. O primeiro dia foi difícil, mas depois disso nós apenas aumentamos nossa diferença. Existe apoio total atrás de nós, acho que é assim que precisa ser feito - quando todos nós trabalhamos juntos. Em termos de o campeonato, vamos ver onde acabaremos", disse Tanak, na meta.

Sebastien Ogier, apesar de ter sido apenas quinto, esta feliz por achar que está na direção certa rumo a mais um campeonato, já que Thierry Neuville terminou apenas no nono posto. "Dei tudo em todo o fim de semana e não há muito mais que eu possa fazer. O mais importante é que ao menos vamos na direção certa no campeonato", disse o piloto francês da Ford.

Com apenas quatro especiais por acabar, duas passagens por Laukaa e Ruuhimäki, o dia começou com Ostberg ao ataque, tentando recuperar algum do terreno perdido para Tanak, mas ganhou apenas 2,9 segundos ao estónio. E para piorar, apenas conseguiu uma vantagem de 0,9 segundos sobre Jari-Matti Latvala.

O perigo era tal que Latvala acabou por vencer na especial seguinte, fazendo perigar o segundo posto de Ostberg, pois ganhara 1,2 segundos. Tanak foi quinto, perdendo quatro segundos, mas já tinha tudo controlado. E Latvala aproveitou para atacar ainda mais, vencendo na segunda passagem por Laukaa e diminuir a diferença para 2,5 segundos. 

Mas no tira-teimas da segunda passagem por Ruuhimäki, a Power Stage, é que decidiu tudo. Tanak venceu na frente de Ostberg por 0,5 segundos e Latvala foi o terceiro, a 0,8. Basicamente os três primeiros do rali, hierarquizados, os mais velozes da prova. Neuville foi o quarto na super-especial, seguido por Ogier, mas o francês levou a melhor sobre o belga na geral.

Depois do pódio, Hayden Paddon repetiu o seu melhor resultado do ano, sendo quarto, a um minuto e 35 segundos, na frente de Sebastien Ogier, a dois minutos e 15, conseguindo passar Teemu Suninen. Elfyn Evans foi o sétimo, a dois minutos e 29 segundos, na frente de Craig Breen, a três minutos e oito segundo, no seu Citroen, e a fechar o "top ten" ficaram os Hyundai de Thierry Neuville e de Andreas Mikkelsen, a oito minutos e 37 segundos.   

Após o rali, Neuville continua a liderar com 153 pontos, contra os 132 de Ogier e os 107 pontos de Ott Tanak. O WRC prossegue dentro de três semanas, em terras alemãs, entre os dias 16 e 19 de agosto.

Sem comentários: