A Mercedes revelou hoje o seu W10 - o primeiro de trÊs apresentações marcados para hoje. É tudo novo no carro: não só o chassis, mais "aberto" em termos de entradas de ar, quer as laterais, quer a frontal, mas tambem com uma asa frontal que está de acordo com os novos regulamentos. Para além das alterações aerodsinâmicas, têm também um novo motor, mais potente e mais resistente, espera o seu responsável, Toto Wolff.
Em Silverstone, palco dos primeiros quilómetros do carro, com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ao volante, Toto Wolff procura baixar as expectativas de uma equipa que têm vindo a ganhar tudo desde 2014.
“Desde 2017, é a segunda vez que temos um grande abanão nos regulamentos. Fez-se novo ‘reset’ e agora todas as equipas têm a oportunidade de produzir um carro vencedor. Estou muito entusiasmado por ver como algumas das equipas se vão sair, e se vamos conseguir manter a nossa posição, na frente", começou por dizer.
"Cinco campeonatos duplos é muito mais do que alguma vez teríamos esperado, mas cada temporada começa com zero pontos. Não há nada, nenhum crédito que se possa tirar das temporadas anteriores para uma nova, e é por isso que abraçamos todos os anos com a mesma motivação desejo de vencer que em todas as temporadas anteriores”, concluiu.
James Allison, o diretor técnico da marca, afirmou que a Mercedes se aplicou fortemente durante a pré-temporada para ver se conseguia obter vantagem em relação à concorrência nesta temporada que aí vêm.
"A dirigibilidade do W09 é uma grande melhora em relação ao W08, que é bastante idiossincrático", começou por dizer. "Conseguimos ser competitivos nas pistas onde tinhamos mais dificuldade nos últimos anos. No entanto, apesar desta melhoria, ainda não éramos tão bons como alguns dos nossos concorrentes no sentido de preservar o desempenho dos pneus traseiros", continuou.
"Temos trabalhado arduamente na suspensão e características aerodinâmicas para entregar um carro que será muito mais gentil com seus pneus - o suficiente, esperamos, para nos permitir sermos competitivos em todas as fases da corrida e em cada pista do calendário."
Allison disse também que a Mercedes passou o inverno a "emagrecer" o carro, no sentido de ganhar ainda mais competitividade.
"Mesmo que o limite mínimo de peso tenha sido aumentado em dez quilos para 2019, a redução de peso continua sendo um verdadeiro desafio para a atual geração de carros de Formula 1. Os componentes que foram emagrecidos em 2018 foram novamente retirados, um a um, e submetidos a uma nova rodada de análises agressivas para reduzir ainda mais o peso dos mesmos."
"Alguns componentes perderam meio quilo, que foi um passo de gigante, outros apenas alguns gramas, mas coletivamente cada uma dessas vitórias somam um punhado de quilos que foram investidos em aerodinâmica, suspensão e unidade de potência para trazer [melhor] desempenho", concluiu.
Depois do "shakedown", a equipa ruma a Bercelona para participar nos testes coletivos a partir de segunda-feira.
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