domingo, 11 de julho de 2021

Formula E: Sam Bird faz a pole na segunda corrida em Nova Iorque


A Jaguar monopolizou a primeira fila grelha de partida na qualificação para a segunda corrida da Formula E em Nova Iorque. Sam Bird foi melhor que Mitch Evans e conseguiu os três pontos da pole-position. Já António Félix da Costa, o piloto da DS Techeetah esteve bem perto de passar para a SuperPole, partindo do sétimo posto da grelha e aproveitar o facto de Jean-Eric Vegne partir de último.

Numa qualificação afetada pelas condições atmosféricas, com pates da pista ainda molhadas por causa da chuva que caíra durante a madrugada, o grupo 1, que tinha Edoardo Mortara, Robin Frijns, Jean-Éric Vergne, René Rast, António Félix da Costa e Mitch Evans, os grandes prejudicados foram os carros da DS Techeetah. Vergne teve problema técnico a meio da volta, perdendo energia e tempo, ficando com o pior tempo. Já António Félix da Costa teve problemas ao fazer a primeira curva, mas fez o segundo melhor tempo, batido apenas por Mitch Evans.

Para o Grupo 2, havia mais uma ameaça: tinha começado a chover e o asfalto perdia alguma da aderência. Aqui estavam Nyck de Vries, Oliver Rowland, Lucas Di Grassi, Stoffel Vandoorne, Jake Dennis e Maximilian Günther. Lucas di Grassi conseguiu um bom tempo, seguido de Oliver Rowland.

Mas a chuva foi pouca e passou logo. Tanto que o Grupo 3, que tinha Sam Bird, Nick Cassidy, Pascal Wehrlein, Alexander Sims, Alex Lynn e André Lotterer, apanhou já um asfalto seco. Bird foi o melhor, seguido por Wehrlein e Evans, com tempo para ir calmamente para a SuperPole. 

Para a parte final, com Sébastien Buemi, Oliver Turvey, Sérgio Sette Câmara, Norman Nato, Tom Blomqvist e Joel Eriksson, o brasileiro Sette Câmara conseguiu o melhor, e poder entrar à SuperPole - tirando Félix da Costa dali - mas foi o único a conseguir. Nem Buemi, que tinha feito isso ontem, nem os outros, conseguiram tal coisa.

Assim sendo, para a SuperPole, foram Bird, Wehrlein, Evans, Cassidy, Lotterer e Sette Câmara.

O brasileiro foi o primeiro a ir à pista, mas com um carro relativamente interior à concorrência, sabia que não poderia ir muito longe. Mesmo assim, fez melhor tempo que André Lotterer, que cometeu um erro na primeira curva e terminou pior. Mas Cassidy primeiro, e os outros depois, fizeram melhor tempo que Sette Câmara. 

No final, ficou tudo decidido entre Jaguares. Evans raspou no muro e perdeu tempo precioso, dando o primeiro lugar ao seu companheiro de equipa, quando foi a sua vez de dar a sua volta. Agora, a corrida acontecerá mais tarde, pelas 18:30, hora de Lisboa.  

Sem comentários: