sábado, 23 de abril de 2022

WRC 2022 - Rali da Croácia (Dia 2)


Kalle Rovanpera continua a liderar o Rali a Croácia, após a realização e 16 especiais, mas a sua liderança está bem mais encurtada que no dia anterior: agora, a diferença para Ott Tanak, o segundo classificado, está nos 19,9 segundos, com Craig Breen no terceiro posto, a 1.13,4.

Com mais oito especiais neste sábado, com chuva e nevoeiro - foi por causa deste último que a 15ª especial foi cancelada - o dia tinha pela frente duas passagens pelas especiais de Kostanjevac - Petruš Vrh, Jaškovo - Mali Modruš Potok, Platak e Vinski Vrh - Duga Resa.


Elfyn Evans começou o dia a triunfar, 3,8 segundos na frente de Esapekka Lappi, 4,6 sobre Ott Tanak, Thierry Neuville, Craig Breen e Kalle Rovanpera. Oliver Solberg despistou-se fortemente e o seu Hyundai acaba por se incendiar. Por causa disso, a especial foi interrompida para as equipas de socorro chegarem ao local. Felizmente, ambos os pilotos saíram ilesos.

Lappi triunfou na décima especial, 0,6 segundos na frente de Evans e 2,2 sobre Gus Greensmith. Rovanpera perdeu 13 segundos e foi oitavo. Tanak acabou por triunfar na primeira passagem por Platak, 18,6 segundos na frente de Neuville e 19,2 sobre Craig Breen. Lappi despistou-se e perdeu 26,5 segundos, mas pior ficou Rovanpera, que perdeu mais 54,5 segundos por causa de um furo e viu a sua liderança bastante diminuída. Agora são 18,2 segundos a distância entre primeiro e segundo.

Neuville acabou a manhã a triunfar, 0,8 segundos na frente de Evans e 2,9 sobre Pierre-Louis Loubet e Ott Tanak. 

O inicio da tarde começou com nova vitória de Esapekka Lappi, 0,7 segundos sobre Thierry Neuville e 5,6 segundos sobre Elfyn Evans. Rovanpera perdeu mais dez segundos e agora, o estónio está a meros 13 segundos. Lappi voltou a triunfar, enquanto Rovanpera ganhava segundos a Tanak, apesar de ter sido terceiro na especial, atrás de Neuville e a 2,8 segundos do vencedor.

Com a 15ª especial cancelada por causa do mau tempo, o final do dia acabou com Rovanpera a triunfar, 3,4 segundos sobre Lappi e 3,7 sobre Neuville. Tanak perdeu 5,1 segundos e o finlandês da Toyota respirava um pouco melhor. "Foi uma boa etapa, a toda a velocidade!", disse o finlandês, no final da especial. 

Depois dos três primeiros, Thierry Neuville é quarto, a 1.18,3, não muito longe de um lugar no pódio. Já mais longe está Elfyn Evans, a 2.08,2, quinto, e bem mais longe ainda está Katsuta Takamoto, sexta a 5.47,7. Yohan Rossell é o sétimo, e o melhor dos Rally2, a 8.24,6, na frente de Nikolay Gryazin, a 8.59,7, e a fechar o "top tem" estão o polaco Kajeatan Kajetanowicz, a 9.15,5 e o Skoda Fabia Evo2 do finlandês Eric Lindholm.

O rali da Croácia termina amanhã, com a realização das últimas quatro especiais.

Sem comentários: