sábado, 4 de junho de 2022

Formula E: Evans leva a melhor em Jakarta


O neozelandês Mitch Evans triunfou no primeiro ePrix de Jakarta, a ronda indonésia da Formula E, realizada esta manhã. O piloto da Jaguar levou a melhor sobre o DS Techeetah de Jean-Eric Vergne, enquanto Ediardo Mortara ficou com o lugar mais baixo do pódio, superando o outro DS Techeetah de António Félix da Costa. Stiffel Vandoorne, o atual lider do campeonato, terminou na quinta posição.

Com os DS a monopolizar a primeira fila da grelha, Vergne na frente de Felix da Costa, Numa pista totalmente nova para toda a gente, a corrida começou com o piloto francês da DS Techeetah a tentar afastar-se da concorrência, com Felix da Costa a aguentar o pelotão o mais possível nas primeiras voltas, antes de ser passado pelo Jaguar de Evans. Mas logo nas primeiras voltas, Oliver Rowland sofreu um acidente, batendo no muro e perdendo uma roda. O Safety Car foi acionado por alguns minutos para tirar o Mahindra do lugar perigoso onde estava.

Quando a corrida recomeçou,  o piloto português bloqueou as rodas na abordagem a uma curva e Mitch Evans aproveitou para ficar com o segundo lugar. Pouco depois, ambos foram os primeiros a irem para o Attack Mode, onde Vergne entregou a liderança para Evans, enquanto Mortara subiu para terceiro, ficando com o lugar que era do piloto português. E compensou, porque quando foi a sua vez, manteve o terceiro lugar.   


Com o passar das voltas, os quatro primeiros começaram a afastar-se do resto do pelotão, e mesmo passando pelo Attack Mode pela segunda vez, não houve alterações nos quatro primeiros. Perto do final da corrida, Nyck de Vries sofreu um toque com Lotterer e acabou com um furo, terminando precocemente a sua corrida. Na sua frente, Stoffel Vandoorne aproximou-se de Felix da Costa e ameaçou o seu quarto posto, enquanto na frente, Vergne atacou Evans para ficar com o primeiro posto. Mas nesta altura, a bandeira de xadrez foi mostrada e Evans ficou com a terceira vitória da temporada.   
No campeonato, Vandoorne lidera com 121 pontos, mais cinco que Jean-Eric Vergne e mais sete que Ediardo Mortara. Felix da Costa continua na décima posição, com 54 pontos. 

A Formula E continua no próximo dia 2 de julho, em Marrakesh.

Sem comentários: