Com o campeonato para trás, as férias do verão a serem aproveitadas e a pré-temporada só a começar em outubro, antes de mais um novo campeonato, já se discute o Gen4, e o que poderá mudar o panorama da Formula E, mais de uma década depois do seu começo. E para António Félix da Costa, o novo Gen4 poderá ser algo que fará atrair os fãs do automobilismo para a competição, no bom sentido.
Numa participação ao portal e-Formula.news, o piloto de Cascais não esconde que não é fã do Gen3, e acha que o Gen4, que se fala estar pronto na temporada 2026-27, poderá recuperar aquilo que refere como "fator wow".
“Não é segredo que ninguém é grande fã do aspeto do carro – mesmo que já nos tenhamos habituado”, começa por afirmar o piloto luso. “Temos carros rápidos neste momento, mas infelizmente é difícil transmiti-los como rápidos na televisão porque competimos em pistas demasiado pequenas.”
“Precisamos do fator ‘wow’, que está em falta agora”, prossegue. “Quando olhas para a Fórmula 1, pensas logo: ‘Uau, estes carros parecem rápidos! Estes carros são bonitos!’ O Gen4 vai trazer de volta esse fator. Os carros serão mais rápidos e terão melhor aparência. É exatamente isso que a Fórmula E precisa agora”, acredita o piloto português, e afirma que este chassis se aproximará dos tempos por volta da Fórmula 1 e, tecnicamente, poderá até superá-la.
Questionado sobre a passagem para circuitos permanentes, ele afirma que a competição deveria manter presença nas cidades, mas evitando circuitos demasiado curtos, como o de Londres, que considera pequeno para o Gen4. Ele sugere até que o novo chassis tenha potência ajustável conforme às pistas, como 850 cavalos num convencional, e 500 num urbano.
“Por outro lado, não devemos ter receio de ir a Silverstone quando o campeonato se tornar maior e mais popular”, acrescentou ele, que foi campeão em 2020. “Claro que não é positivo ter apenas 20 mil ou 30 mil pessoas num espaço com capacidade para 200 mil. Temos de ver como a série evolui. Mas o compromisso entre a potência adequada e a dimensão da pista é, sem dúvida, uma questão importante.”, concluiu.
A última temporada com os Gen3 arranca a 5 de dezembro em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi, e termina a 16 de agosto de 2026, em Londres.

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