sábado, 9 de fevereiro de 2008

Bolides Memoráveis: Hesketh 308 (1974-75)

Não é todos os dias que falo do carro de um piloto, de um projectista e de um proprietário. Mas se falar dos anos 70, de Harvey Postlethwaithe, de Lord Alexander Hesketh e de James Hunt, então é porque estou a falar de uma das combinações mais excêntricas e mais memoráveis que a formula 1 jamais teve. E falo do carro que os levou até à glória: o Hesketh 308.


Em 1972, Lord Alexander Hesketh, então com 22 anos, mas herdeiro de uma considerável fortuna, conheceu Alexander “Bubbles” Horsley. Tendo em comum uma paixão por automóveis, decidiram entrar com um carro no Europeu de Formula 3, com o objectivo de se divertirem o mais possível. Se em termos de festa, o objectivo foi conseguido, em termos de resultados, estes foram maus. No ano seguinte, Horsley e Hesketh conhecem um jovem e talentoso piloto inglês, que procurava um carro para correr: James Hunt.


No início de 1973, adquirem um Surtees para correrem na Formula 2. Depois do carro ter acabado na sucata após o GP de Pau, Hesketh, Horsley e Hunt decidiram que a melhor solução seria… correr na Formula 1!


Compraram um March modelo 731, foram correr no GP do Mónaco, onde Hunt fez boa figura até desistir, e na segunda corrida, em França, o britânico foi sexto. À medida que a época avançava, as classificações foram melhorando até que Hunt consegue ser terceiro em Zandvoort (na prova em que o seu rival na Formula 3, Roger Williamson, morre), e na prova final do campeonato, em Watkins Glen, acaba em segundo lugar, não muito longe do Lotus do vencedor e seu grande amigo, o sueco Ronnie Peterson.


Entretanto, para ajudar no desenvolvimento do carro, Hesketh vai buscar um engenheiro de 29 anos que trabalhava na March, de seu nome Harvey Postlethwaithe. Contudo, ao longo do ano, as modificações foram tantas que no início de 1974, o March tinha virado o Hesketh 308. O carro deveria albergar um motor V12 construído e financiado por Hesketh, mas isso nunca viu a luz do dia. Com um motor Cosworth V8 de 3 Litros, e um caixa de velocidades Hewland, parecia que seriam uma equipa como todas as outras, mas dois factores fizeram com que a equipa capturasse a imaginação dos fãs nos loucos anos 70: o seu estilo de vida extravagante, e as performances de Hunt em pista. Em pista, o inglês coleccionou três pódios, e alcançou a vitória no International Trophy em Silverstone, uma prova extra-campeonato.


Em 1975, Postlethwaithe apresenta a versão B do carro, com modificações ao nível dos radiadores, quer do chassis. A competitividade do carro melhorou, e Hunt passou a ser favorito à vitória. Começou o campeonato sendo segundo na Argentina, e ganhou em Zandvoort, uma vitória comemorada até altas horas, como era de costume na equipa… Ainda conseguiram mais dois segundos lugares, em Paul Ricard e em Zeltweg, ficando com 33 pontos e o quarto lugar no campeonato de construtores.


No final de 1975, Hunt foi para a McLaren, substituindo Emerson Fittipaldi, e Lord Hesketh, sem muito dinheiro, decidiu que era altura para se retirar. Contudo, os chassis que foram fabricados ainda ficaram nas mãos de pilotos privados, que tentaram a sua sorte, mas sem qualquer resultado. Guy Edwards foi o mais famoso desses pilotos privados, pois pilotou um desses carros, com o patrocínio da revista “Penthouse”, uma das revistas rivais da “Playboy”. Para além disso, foi um dos quatro pilotos que ajudou Niki Lauda a sair do seu carro em chamas, no circuito de Nurburgring.


A Hesketh continuaria até 1978, com Alexander Horsley ao seu comando, mas os seus dias de glória e extravagância tinham acabado há muito. Mas foi bom enquanto durou…

Carro: Hesketh 308
Projectista: Harvey Postlethwaithe
Motor: Cosworth V8 de 3 Litros
Pilotos: James Hunt, Ian Scheckter, Alan Jones, Torsten Palm, Harald Ertl, Brett Lunger.
Grandes Prémios: 25
Vitórias: 1 (Hunt)
Pole-Positions: 0
Voltas Mais Rápidas: 1 (Hunt)
Pontos: 43 (Hunt)


Fontes:

http://www.gpracing.net192.com/teams/61.cfm
http://en.wikipedia.org/wiki/Hesketh_308
http://www.grandprix.com/gpe/con-heske.html

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