Esta semana, é o aniversário de um dos pilotos mais interessantes que a década de 90 produziu. Com uma carreira recheada de passagens pela Formula 1, CART e Le Mans, onde foi vencedor, hoje em dia é um dos comentadores mais populares da Formula 1 actual, com tanta fama que o carismático Murray Walker... hoje é dia de Mark Blundell.
Nascido a 8 de Abril de 1966 em Barnet, no condado inglês de Herefordshire, começou a correr aos 14 anos, nos BMX, tornando-se num dos melhores competidores da sua categoria. Três anos mais tarde, em 1983, muda-se para as quatro rodas, onde começou a correr na Formula Ford. No seu primeiro ano, é vice-campeão da Formula Ford Junior, e em 1984, ganha dois campeonatos de Formula Ford 1600. No ano seguinte, passa para a Formula Ford 2000, e ganha o campeonato inglês. No ano seguinte, nova vitória, desta vez no Europeu.
No ano seguinte, dá um grande salto na carreira, para a Formula 3000 europeia. Consegue cinco pontos, numa máquina que em mãos de outro piloto, ficaria no final da grelha, mas o inglês se deu muito bem, conseguindo um segundo lugar em Spa-Francochamps. Em 1988, correndo na equipa oficial da Lola, acaba em sexto na classificação final, subindo por três vezes ao pódio.
Em 1989, muda-se para os Sport-Protótipos, ao assinar um contrato com a Nissan, para dirigir a sua equipa de fábrica. Nesse ano, participa pela primeira vez nas 24 Horas de Le Mans, tornando-se no mais jovem piloto de sempre a conseguir a "pole-position" na corrida. Continua a correr na Formula 3000, mas a época corre um pouco pior, apesar de conseguir um pódio. Entretanto, também arranja um lugar na formula 1... como piloto de testas da Williams.
Em 1991, finalmente consegue um contrato a tempo inteiro na Formula 1, correndo na Brabham, ao lado de Martin Brundle. A bordo do BT60, o último carro projectado pela marca, e com motores Honda, Blundell fez algumas boas performances, culminando com um sexto lugar no GP da Belgica, em Spa-Francochamps. Esse ponto dá-lhe o 18º lugar final.
Contudo, Blundell não consegue lugar para 1992, assinando contrato como piloto de testes da McLaren. Entretanto, assina outro contrato, como piloto de fábrica da Peugeot, que lhe dá a oportunidade de correr em Le Mans, ao lado de Derek Warwick e Yannick Dalmas. Juntos, levarão o Peugeot 905 até à vitória.
No ano seguinte, consegue voltar à categoria máxima do automobilismo, a bordo de um Ligier e tendo como companheiro de equipa... Martin Brundle. Começa bem o campeonato, com um pódio em Kyalami e um quinto lugar em Interlagos, e repete o pódio em Hockenheim. No final da época, os dez pontos conquistados dão-lhe o décimo posto na classificação geral.
Em 1994, muda-se para a Tyrrell, e ao lado de Ukyo Katayama, guia de novo os motores Yamaha. Consegue o melhor resultado do ano, um terceiro lugar em Barcelona, mais algumas boas pontuações, acabando na 12ª posição, com oito pontos.
No inicio de 1995, volta para a McLaren... no papel de piloto de testes. A equipa tinha contratado Nigel Mansell como primeiro piloto, mas ele não se adaptou ao novo carro e não começou a época. Blundell guiou nas duas primeiras etapas sul-americanas, conseguindo um quinto lugar em Interlagos, e cedeu o posto em Imola, pensando que aquilo acabaria por ali. Mas Mansell continuava a queixar-se do carro, e foi-se embora depois do GP de Espanha. Assim sendo, Blundell guiou o carro para o resto da temporada, conseguindo algumas boas prestações, mas sem pódios. No final do ano, conseguiu 13 pontos e o décimo lugar final.
Contudo, isso não foi o suficiente para ficar na equipa, pois Ron Dennis perferiu contratar os serviços do então jovem David Coulthard. A sua carreira na Formula 1 tinha terminado, e rumou para o outro lado do Atlântico.
A sua carreira na Formula 1: 63 Grandes Prémios, em quatro temporadas (1991, 1993-95), três pódios, 32 pontos.
Chegado à América, tornou-se num piloto de destaque na CART, especialmente na PacWest Racing. Fazendo parelha com outro ex-piloto de Formula 1, o brasileiro Mauricio Gugelmin, conseguiu em 1996 alguns bons resultados. No ano seguinte, porém, será o seu melhor ano. Ganha em Portland, Toronto e na oval ultra-rápida de Fontana, na Califórnia, terminando na sexta posição do campeonato. Em 1998, as coisas correm pior, pois apesar de ficar normalmente nos pontos, falha alcançar pelo menos um pódio. No inicio de 1999, um acidente grave põe-o fora de combate durante boa parte da temporada. Ainda correu em 2000, mas os resultados não foram significativos. Sendo assim, abandonou a competição no final desse ano.
A partir de 2001, as suas participações na competição foram esporádicas. Correu em 2003 nas 24 Horas de Le Mans, a bordo de um Bentley, e tendo como companheiros dois outros ex-pilotos de formula 1: Johnny Herbert e o australiano David Brabham. Entretanto, a sua amizade com Martin Brundle fez com que fundassem juntos a 2MB Sports Management, que ciuda das carreiras dos britânicos Gary Paffet (actualmente piloto de testes da McLaren e ex-piloto da DTM) e de Mike Conway (campeão britânico de Formula 3 em 2006 e actual piloto da GP2).
Para além disso, Blundell é comentador de Formula 1 ao lado de... Martin Brundle na ITV, a estação que detêm os direitos da Formula 1 em Inglaterra. Os seus comentários "coloridos" fizeram com que fossem inventados os "Blundellisms", que já começam a ser tão famosos como os "Murrayisms", as gaffes que o legendário Murray Walker mandava durante os muitos anos em que comentou a Formula 1, ao lado do ex-campeão do mundo, James Hunt.
Fontes:
6 comentários:
Parabens pelas exelentes reportagens, gostaria de saber se Vocês podem me ajudar já que sabem tudo de datas,gostaria de saber qual é a data de aniversario de Ron Dennis, obrigado Lionel
Lionel, o "tio" Ron faz anos a 1 de Junho. Tem agora 60 anos de idade.
Como a gente conversou ontem. Brundlell é do tipo de piloto azarado na F1 mas com uma carreira respeitavel em outras categorias...
Speeder... Vamos trabalhar pro Alonso? A Grana e as viagens compensam. hehehe
Infelizmente, a oferta é só para a Espanha, Groo...
Speeder, essa é considerada por muitos da imprensa como a volta perfeita. Pena que eu tinha apenas 7 anos de idade, mas fico arrepiado sempre que assisto o video dessa volta. É emocionante.
Abraços!
Leandro Montianele
OBRIGADÃO...Gostaria de sugerir uma reportagem..pois quando soube fiquei indignado...já Você tem uma audiência enorme...e mais condições...é o seguinte ouvi falar que Max Mosley moveu processos em um monte de pessoas...Stwart,e Martin Brundle,só porque Êle disse o ano passado que Max estava liderando uma caça as bruxas...se referindo as perseguições à McLaren..achei super injusto pois Ninguem no mundo consegue brigar com Martin Brundle...foi eleito o piloto mais educado e mais simpático várias vezes quando corria...realmente fiquei indignado e gostaria de sugerir uma reportagem mais profunda...defendendo Êle e o Stwart...obrigado e parabens Lionel
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