Este ano estamos a comemorar os 20 anos do primeiro título mundial de Ayrton Senna, a bordo do seu McLaren MP4/4. Coincidentemente, a sua primeira vitória ao serviço da McLaren acontece justamente seis anos antes da sua trágica morte, em San Marino. E como todos nós sabemos que dia é hoje, resolvi assinalar esta data da melhor maneira que sei: falar da sua primeira vitória ao serviço da McLaren, no circuito de Imola.
Após Jacarépaguá, a Formula 1 aportava à primeira paragem em solo europeu no Circuito Enzo e Dino Ferrari, em Imola. Todos sabiam que os McLaren eram os alvos a abater, e Ayrton Senna em particular, queria apagar a sua desclassificação em terras brasileiras. Sendo assim, nos treinos, o brasileiro não deu hipóteses a ninguém, conseguindo a pole-position, seguido por Alain Prost. Na segunda fila, Nelson Piquet consegue o terceiro tempo, tendo a seu lado o surpreendente Alessandro Nannini, no seu Benetton. O seu companheiro, o belga Thierry Boutsen, era apenas oitavo.
Quanto aos Ferrari, o melhor era o de Gerhard Berger, no quinto posto, enquanto que Michele Alboreto era décimo. dos 30 inscritos, três não se qualificaram e um foi excluido: Nicola Larini, cujo Osella falhou os procedimentos da FIA antes dos treinos oficiais. Quanto aos três não-qualificados, para além do Eurobrun de Oscar Larrauri, os outros dois eram os Ligier de René Arnoux e de Stefan Johansson, nitidamente mais lentos do que a concorrência...
No momento da partida, Senna vai nitidamente para a frente, enquanto que Alain Prost faz um mau arranque e cai para o setimo posto, atrás de Piquet, o Williams de Riccardo Patrese, Nannini, Berger e o Arrows de Eddie Cheever. Cedo, porém, Prost recupera em apenas oito voltas os lugares perdidos e regressa ao segundo lugar. Contudo, não consegue atacar o primeiro, que será do brasileiro até ao final da corrida.
Entretanto, mais atrás, Piquet defende o terceiro lugar dos vários ataques. Primeiro, de Nannini, depois de Nigel Mansell, que partindo do 11º posto, consegue chegar atrás de Piquet e ultrapassá-lo. Contudo, na volta 40, a sua espectacular recuperação termina mal, quando o motor avaria-se. Assim sendo, Piquet recupera o lugar mais baixo do pódio, que está de novo sob ataque de Nannini. Algumas voltas mais tarde, Piquet e Nannini envolvem-se num incidente, devido a uma tentativa de ultrapassagem mal sucedida, e o italiano cai para o sétimo posto.
Assim sendo, o quarto lugar era agora do seu companheiro Boutsen, que não o largará até ao final da corrida. Nannini consegue chegar aos pontos, na sexta posição, atrás do Ferrari de Gerhard Berger. Iria ser a primeira vez que o italiano pontuaria na Formula 1.
Quando Senna e Prost cruzaram a meta, ao fim de sessenta voltas, os que tinham dúvidas ficaram com certezas: o McLaren MP4/4 era quase imbatível, e o título daquele ano iria ser uma batalha interna entre o jovem fogoso Senna e o frio professor Prost. E o pelotão que ficasse com os restos...
Fontes:
http://www.grandprix.com/gpe/rr454.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1988_San_Marino_Grand_Prix
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