terça-feira, 28 de julho de 2009

Os possiveis substitutos de Felipe Massa

Com Felipe Massa no hospital, eventualmente por mais uma semana, e afastado do "cockpit" até ao final do ano, começam a surgir as especulações sobre o seu substituto na Ferrari. Os jornais espanhois estão a usar a "tática Cristiano Ronaldo", afirmando insistentemente que o piloto asturiano iria alinhar no carro da Scuderia já em Valencia, aproveitando a suspensão da Renault pela FIA durante uma corrida. Apesar de ser tentador, carece de fundamento.


Fala-se dos pilotos de testes, Luca Badoer e Marc Gené, poderem ir para o cockpit fazer corridas. Mas ambos os pilotos não têm rodagem de competição. Badoer não corre desde 1999, e Gené desde 2005, apesar deste último ser piloto da Peugeot na Le Mans Series. Mas o catalão não tem muita competitivdade, logo, é outra hipótese em principio descartada.


Outra hipótese referida nestes dias é Michael Schumacher. Retirado desde 2006, o piloto de 40 anos, heptacampeão mundial e que escreveu com a Ferrari algumas das páginas mais douradas da sua história, pode considerar essa hipótese. A sua acessora de imprensa, Sabine Kehm, revelou à BBC que caso a Ferrari o chame, ele pode considerar o regresso:


"Caso a Ferrari pense no Michael, então ele irá certamente considerar a hipótese, mas não há razões para que ele se envolva na discussão. Noutras circunstâncias, eu diria que ele não está interessado, mas agora a situação é diferente. Para além disso devo recordar que em Fevereiro passado o Michael teve um acidente de moto, e neste momento não vos consigo dizer se ele poderá estar em condições físicas para guiar um Fórmula 1. Se a Ferrari lhe perguntar se ele consideraria voltar a guiar, ele iria certamente ponderar, mas recordo que ele agora é um 'velhote' de 40 anos.", referiu Kehm à BBC.


Contudo, há um problema: para além do piloto alemão não correr desde o final de 2006, não pega num carro de formula 1 desde Abril de 2008. Logo, essa hipótese é pequena.


Outra hipótese é avançada hoje pela Autosport portuguesa: o veterano Giancarlo Fisichella poderá ir correr no cockpit do Cavalino Rampante. Com experiência longa e imediata, seria a solução ideal até ao final do ano, e até seria um encerramento em grande, dado que o piloto já tem 36 anos e vai na sua 14ª temporada. Quanto às obrigações contratuais, essa seria até a parte mais fácil, dado que a Force India ainda deve dinheiro à Ferrari pelo fornecimento dos seus motores. E caso Fisichella aceite, o seu substituto seria eventualmente outro italiano: Vitantonio Liuzzi.


Uma coisa é certa: ainda faltam três semanas e meio para Valencia, e só hoje é que Luca di Montezemolo e Stefano Domenicalli é que se reunirão em Maranello para discutir esse assunto. E tempo não faltará para resolver o assunto.

2 comentários:

Willian disse...

Eu gostaria que fosse Fisichella. Afinal, é um piloto experiente e italiano, o que contaria bastante.
Seria legal também uma possível volta do Schumacher, mas ainda duvido que ele se sujeitaria a isso.
Fico ainda com o "Fisico".
Abraço!

Rodolfo Matos disse...

Bourdais poderia substituir Massa?