O acidente de Felipe Massa em Budapeste e a segurança dos pilotos em caso de acidente continua a ser discutida. Outro ex-piloto brasileiro, Luciano Burti, escreveu uma carta aberta à imprensa revelando que um passo para a melhoria das condições poderia passar por algo que já existiu no passado: a colocação de um parafuso extra para segurar o capacete. E Burti recorrer à sua própria experiência para falar sobre o assunto, pois sofreu um forte acidente no GP da Belgica de 2001, quando corria ao serviço da Prost.
As fotos do meu capacete mostram que se o casco fosse de fibra de carbono, como os atuais, o estrago seria muito menor. Isso prova a evolução que a FIA e as fábricas de capacetes conquistaram em relação à segurança dos pilotos.
Porém, algo que funcionou muito bem no meu acidente foi o fato de a viseira ser fixada por quatro parafusos em vez de dois (para o capacete ficar mais leve) como a maioria dos capacetes atuais. Podemos ver pelas fotos que um dos parafusos quebrou no impacto, mas, mesmo assim, a viseira permaneceu no lugar e garantiu a minha segurança. Lembrando que recebi um impacto frontal contra os pneus do muro que atingiram o meu capacete.Em contrapartida, no acidente do Felipe a viseira se soltou porque o único parafuso do lado esquerdo quebrou com o impacto; com a exposição, as conseqüências poderiam ter sido piores, principalmente para a sua face.
Confio na FIA e nos fabricantes de capacetes quanto ao assunto, por isso a segurança dos pilotos evoluiu muito nos últimos anos. Mas gostaria de usar esses dois fatos, em acidentes diferentes, para sugerir que a fixação da viseira seja repensada, buscando uma melhoria para a mesma não abrir ou desprender quando receber fortes impactos. Algo indiscutivelmente superior quando comparado a um capacete de oito anos atrás.
Devido a minha própria experiência no acidente de 2001, sinto-me responsável em trazer o assunto à tona visando à segurança dos pilotos.
Por causa desse acidente, Burti não mais competiu na Formula 1. Actualmente é comentador da Rede Globo e corre na Stock Car brasileira.
1 comentário:
Nossa mas que estrago!
Eu não tinha visto o capacete dele depois do acidente ainda. Ele teve muita sorte de ter saido vivo...
Enviar um comentário