segunda-feira, 3 de agosto de 2009

GP Memória - Alemanha 1969

Depois do duelo de Silverstone entre Jackie Stewart e Jochen Rindt, e com os astronautas da Apollo 11 de volta à Terra, depois da mítica viagem à Lua, a Formula 1 foi correr o GP da Alemanha no mítico circuito de Nurburgring, conhecido pelo apelido de Inferno Verde.


A temporada de 1969 mostrava um pelotão da Formula 1 muito reduzido. Normalmente entre oficiais e privados, a grelha tinha cerca de 16 carros a participar no campeonato, entre oficiais e privados. Ainda por cima, nesta prova alemã, a Scuderia Ferrari, que participava agora de forma mais esporádica, devido aos seus compronissos no Mundial de Endurance, aliado às dificuldades que o Commendatore Enzo Ferrari passava, e que tinham sido resolvidas com o acordo com o Grupo Fiat, decidira não participar na prova à última hora.


Assim sendo, para preencher a grelha, os organizadores costumavam organizar ao mesmo tempo uma prova de Formula 2, cujos pilotos partiriam um pouco mais atrás da grelha da Formula 1. Combinadas as duas grelhas, estavam 26 pilotos inscritos para a prova no Nurburgring Nordschleife: 14 carros de Formula 1 e 12 de Formula 2.


Na grelha de Formula 1, a Lotus inscrevia três carros, um para Graham Hill, outro para Jochen Rindt e um terceiro, um modelo 63 de quatro rodas motrizes, para o americano Mario Andretti. A Matra tinha o lider Jackie Stewart e Jean-Pierre Beltoise e não trouxe o modelo 84 de quatro rodas motrizes, pois este estava a ser submetido a uma bateria de testes. A McLaren tinha Dennis Hulme e Bruce McLaren, enquanto que a brabham só tinha Jacky Ickx, pois Jack Brabham ainda recuperava das lesões no tornozelo. A finalizar, ainda havia os BRM de John Surtees e Jackie Oliver, bem como quatro privados: o Lotus da Rob Walker Racing, de Jo Siffert, o Brabham inscrito por Frank Williams e corrido por Piers Courage, e os McLaren privados de Vic Elford e do veterano sueco Jo Bonnier.


A Formula 2 tinha na sua lista de inscritos vários pilotos que no futuro iriam dar cartas na categoria máxima: os franceses Henri Pescarolo e Francois Cevért, e o alemão Rolf Stommelen eram algums pilotos que estavam a rodar com os grandes, mas não em máquinas iguais. Outros, como Richard Attwood e Johnny Servoz-Gavin, estavam a correr na F2 enquanto não tinham a hipótese de correr na F1.


Um dos inscritos era a equipa de fábrica da BMW, que tentava a sua sorte na Formula 2. A equopa era constituida por Hubert Hanhe, Dieter Quester e Gerhard Mitter, todos alemães, todos com experiência em monolugares. Mitter e Hahne tinham até experiência na Formula 1. Mas na sexta-feira, Mitter perdeu o controlo do seu carro na zona de Flugplatz, tendo morte imediata. Abalado com o choque, a equipa retirou os seus carros, e Hans Hermann, no seu Lotus F2 da Winklemann, também decidiu retirar-se da corrida, em sinal de luto pelo que aconteceu ao seu amigo. Assim, a grelha da Formula 2 estava reduzida a oito carros.


Nos treinos, o melhor foi Jacky Ickx, que conseguiu bater o Matra de Jackie Stewart, o que era um feito naquela temporada. A seguir a estes dois vinha o Lotus de Jochen Rindt, que completava a primeira fila da grelha de partida (a grelha dessa altura estava composta um estilo 3-2-3-2). Depois vinha Jo Siffert, no seu Lotus privado, Dennis Hulme, no seu McLaren, e Vic Elford. Piers Courage e Bruce McLaren completavam a terceira fila, e a fechar o "top ten" ficavam Graham Hill e Jean-Pierre Beltoise.


Na partida, Ickx parte mal e é superado por Stewart, Siffert e Rindt, caindo para a quarta posição. Os carros circulam pela floresta, e a meio da primeira volta houve outro desastre, quando Mario Andretti perde o controlo do seu Lotus 63 de quatro rodas motrizes e bate na berma. Um dos pneus solta-se e bate no McLaren de Vic Elford, que por sua vez sai fora da pista a bate fortemente contra uma árvore. Andretti sai incólume a vai ajudar a tirar Elford dos destroços. O piloto inglês sai de lá com o braço direito partido e a sua temporada tinha acabado ali.

A partir da segunda volta, Ickx consegue recuperar os lugares perdidos na grelha de partida e paulatinamente ultrapassa Rindt e depois Siffert. quando o consegue na terceira volta, o belga tenta recuperar a distância de nove segundo que já tem sobre o Matra de Stewart. As quatro voltas seguintes são de duelo entre Stewart e Ickx, com o piloto da Brabham, um dos melhores a correr neste circuito, consegue paulatinamente diminuir a diferença ao piloto escocês.


As coisas pareciam ficar assim até que Stewart começa a ter problemas com a caixa de velocidades no inicio da sétima volta. Ickx aproveita a situação e consegue ultrapassar o escocês e afasta-se dele, sem olhar para trás e a caminho da vitória. Siffert era o terceiro classificado, mas a duas voltas do fim tem problemas de suspensão e retira-se. Mesmo assim, classifica-se no quinto lugar da geral. Quem fica com o lugar mais baixo do pódio é Bruce McLaren, enquanto que Graham Hill é quarto... e o último dos Formula 1 a cruzar a meta. Depois cruzam mais cinco carros de Formula 2, com Henri Pescarolo á cabeça, mas esses não contavam para o Mundial. Siffert e Beltoise encerraram os lugares pontuáveis.


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