Há exactamente 38 anos, acontecia a "Corrida dos Campeões" em Brands Hatch, uma corrida extra-campeonato que envolvia carros de formula 1 e Formula 5000, uma categoria popular no inicio dos anos 70, em teoria mais potentes, mas por vezes menos eficazes que os Formula 1. Todos os grandes campeões estavam presentes: Jackie Stewart no seu Tyrrell, Emerson Fittipaldi, agora no seu Lotus 72, e os BRM de Peter Gethin e Jo Siffert, provavelmente os unicos que podiam dar luta aos Tyrrell e Lotus.
Outros carros lá estavam: o March de Ronnie Peterson, o Surtees de Mike Hailwood, o outro Lotus de Reine Wissell, o outro Tyrrell de Francois Cevért... enfim, a fina nata da Formula 1.
O filme que trago é a transmissão em directo da corrida pela BBC, narrada por Raymond Baxter. Gethin liderou a corrida desde o inicio, perseguido por Fittipaldi e Hailwood, enquanto que Stewart andava pelo quinto posto, ameaçado ora por Peterson, ora por Siffert. O BRM 153 era um excelente carro, e tinha ganho duas corridas nesse ano, uma com Siffert, na Austria, outra com Gethin, no famoso GP de Itália, em Monza, onde bateu Peterson por uma unha negra.
Na volta 14, na zona de o BRM de Siffert sofre uma quebra na suspensão traseira na zona de Hawthorn Bend, despistando-se e explodindo numa bola de chamas. Os comissários tentam apagar o fogo, mas vai demorar o seu tempo para conseguir fazê-lo. A corrida é interrompida, mas já era tarde demais para salvar o piloto suiço. Tinha 35 anos. No inquérito, descobre-se depois que o suiço tinha sofrido um toque na primeira volta, eventualmente do March de Peterson. O irónico nisto tudo é que Siffert morre no mesmo sitio onde, três anos e pouco antes, conquistara para Rob Walker a sua primeira vitória na Formula 1, a bordo de um Lotus 49.
3 comentários:
Este vídeo é novidade pra mim, o que as cenas de corrida tem de incríveis, as do acidente tem de pavorosas!
Bom vídeo, bem raro, mas a história é bem ruim. :(
Como era complicdo apagar estes incêndios no passado...
Abração meu caro Speeder
Uma jóia, esse vídeo. Um documento histórico importantíssimo.
Enviar um comentário