sexta-feira, 30 de abril de 2010

GP Memória - San Marino 1995

Um ano depois do pior fim de semana da história recente da Formula 1, o pelotão regressava a um local traumático para todos. Os proprietários do circuito italiano fizeram mudanças profundas no traçado, transformando as curvas Tamburello e Villeneuve em chicanes de média velocidade, no sentido de baixar a média e tornar o circuito mais seguro. Em compensação, transformaram a Variante Acqua Mineralle numa série de curvas e fizeram escapatórias mais largas, para colocar o circuito de acordo com os "standards" da FIA.

No pelotão, havia uma novidade: Nigel Mansell estava de regresso à competição, ao serviço da McLaren. Depois de no inicio ter se queixado das diminutas dimensões do seu carro, o "brutânico" tinha sido substituido pelo piloto de testes, Mark Blundell, nas duas primeiras corridas do ano. Agora era a vez de Mansell, com 41 anos, demonstrar que ainda tinha capacidade de colocar em sentido os pilotos mais novos.

A sessão de treinos tinha sido incrivelmente competitiva. Primeiro tinha sido David Coulthard a fazer a pole-position, mas logo a seguir, Michael Schumacher arrebatou o lugar, perto do fim da sessão, e susteve a respiração quando Gerhard Berger fez a sua tentativa, falhando o primeiro lugar da grelha por apenas 8 milésimos de segundo.

Depois de Schumacher e Berger, na segunda fila estavam os Williams de Coulthard e de Damon Hill, seguido pelo segundo Ferrari de Jean Alesi e o McLaren de Mika Hakkinen. Na quarta fila estava o Jordan- Peugeot de Eddie Irvine e o segundo Benetton de Johnny Herbert e a fechar o "top ten" estava o segundo McLaren de Nigel Mansell e o segundo Jordan de Rubens Barrichello, que um ano antes, tinha sobrevivido ao primeiro dos arrepiantes acidentes daquele fim de semana tenebroso.

O dia da corrida começa com chuva a cair na pista, mas à hora da corrida, ela tinha parado, mas estava molhado o suficiente parar que alguns dos pilotos decidirem largar com pneus de chuva. Dos dez primeiros, os cinco melhores mais Barrichello decidiram largar com pneus de chuva. E cedo ficaram nos primeiros postos, mas ao final das primeiras voltas, já havia uma linha seca onde os pilotos seguiram, e os da frente trocaram de pneus para seco.

Na volta dez, depois de Schumacher trocar de pneus, ele tem um problema com o carro e bate forte na descida para a Rivazza. Com isto, o lider era o Ferrari de Berger, seguido por Hill, Coulthard e Alesi. A corrida foi uma dura batalha entre a Ferrari e a Williams, e ficou balançado a favor dos carros de Sir Frank quando Berger perdeu tempo na sua segunda paragem nas boxes. Damon Hill tomou a posse da liderança e não mais a largou, enquanto que Berger caiu para o terceiro posto, com Alesi no segundo lugar, mas incapaz de apanhar Hill.

No final, Damon Hill vencia pela segunda vez na temporada, com os Ferrari de Alesi e Berger no pódio. Nos restantes lugares pontuáveis ficavam o Willams de David Coulthard, o McLaren de Mika Hakkinen e o Sauber de Heinz-Harald Frentzen.

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/1995_San_Marino_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr567.html

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