sexta-feira, 4 de junho de 2010

GP Memória - Suiça 1950

Quase três semanas depois da corrida inicial da temporada, em Silverstone, a temporada inaugural da Formula 1 tinha alcançado o seu meio, com a realização do GP da Suiça, que decorria no circuito de Bremgarten, nos arredores de Berna, a capital do país.

A Alfa Romeo era a equipa dominadora do campeonato, e como tal, trouxera para a pista suiça três carros oficiais, modelo 158, para Nino Farina, Juan Manuel Fangio e Luigi Fagioli. No lado do seu grande rival, a Ferrari, tinha trazido quatro modelos oficiais, para Alberto Ascari, Luigi Villoresi, o francês Raymond Sommer e o britânico Peter Whitehead.

Outra equipa oficial era a Talbot-Lago, que tinha três carros oficiais, para os franceses Yves-Gerard Cabantous, Loius Rosier e Eugéne Martin. Mais três modelos estavam presentes: um da Ecurie Belge, para Johnny Claes, outro da Ecurie Bleue, para o americano Harry Schell e um terceiro, inscrito pelo francês Philippe Etaincelin.

A Maserati era a construtora que tinha modelos inscritos: oito. Dois eram oficiais, para o monegasco Louis Chiron e o italiano Franco Rol, outros dois eram para equipa Enrico Platé, para o tailandês Bira e o suiço Toulo de Grafenried, um era da Scideria Achille Varzi, para o italiano Nello Pagani, outra inscrição individual era a de Felice Bonetto, pela Scuderia Milano, mais uma pela Scuderia Ambrosiana, que fazia correr o britânico Reg Parnell, e mais um carro, inscrito pelo suiço Toni Branca.

Por fim, outro suiço, Rudi Fischer, corria pela Ecurie Espadon, com um modelo SVA. No total, estavam inscritos 22 carros.

Os treinos foram dominados pela Alfa Romeo, que monopolizou a primeira fila da grelha de partida, com Fangio na pole-position, seguido por Farina e Fagioli. Na segunda fila estavam os Ferrari de Villoresi e Ascari, enquanto que na terceira eatavam os Talbot-Lago de Étaincelin, que numa inscrição privada, fizera melhor que o melhor carro oficial, pilotado por Cabantous. A fechar essa fila estava o melhor Maserati, pilotado pelo principe Bira. Mais dois Talbot-Lago, de Eugéne Martin e Loius Rosier, fechavam o "top ten".

A corrida iria começar sem quatro pilotos inscritos: os britânicos Peter Whitehead e Reg Parnell, o suiço Rudi Fisher e o italiano Franco Rol.

No momento da partida, Fangio está a liderar, mas pouco depois, perde o comando a favor do italiano Farina, quando este consegue um reabastecimento mais eficaz do que o argentino. Fagioli vinha logo atrás, mas a concorrência não conseguia acompanhá-los: primeiro Ascari e depois Villoresi desisitiam quando os seus Ferraris deram o que tinham a dar.

Na volta 19, enquanto que o último Ferrari presente, o de Raymond Sommer, desistia com prolemas de suspensão, o Talbot-Lago de Eugéne Martin sofria um acidente grave, quando o seu piloto foi cuspido para fora do carro. Iria ser a sua última corrida na Formula 1, apesar de ter vivido mais 56 anos depois desta corrida. Com isto tudo, o outro Talbot-Lago de Louis Rosier chegava ao quarto posto.

Na volta 33, o grande golpe da corrida: Fangoio tem problemas elétricos no seu Alfa e desiste, deixando de ser uma ameaça a Farina. Com Fagioli num distante segundo posto, o italiano tinha a vitória na mão e iria conseguir a sua segunda vitória na época. E Rosier subia ao terceiro posto, sendo esta a ordem final da corrida. O Principe Bira e o italianoi Felice Bonetto, ambos em Maserati, ficaram com restantes lugares pontuáveis.

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/1950_Swiss_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr004.html

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