quinta-feira, 24 de junho de 2010

Grand Prix (capitulo 25, de volta a Le Mans)

Le Mans. Fins de Outubro de 1969

O dia amanhecera algo frio e ventoso, sinal de que mais nuvens vinham a caminho do local. Michael Delaney começava a ficar impaciente, à medida que tinha de negociar com as autoridades um horário compatível para o fecho das estradas, para que pudesse filmar convenientemente as cenas que faltava para as montar no seu épico filme sobre a mítica corrida de endurance.

A estrada estava húmida, resultado das chuvas da noite passada e da lenta evaporação da água, por causa das baixas temperaturas que se faziam sentir naquele mês de Outubro. Para Delaney, ainda faltavam cenas importantes, relacionadas com um acidente em particular. Não queria repetir, ou encenar o desastre que uns meses antes reclamara a vida do Peter Holmgren, no seu Porsche 917, mas era outro tipo de acidente que aconteceria na zona das Curvas Porsche, com aquilo que seria um modelo Ferrari P512. Para isso, tinha arranjado um Lola T70, pintado de vermelho e mandado sacrificar, a bem do cinema. Mas como não tinha filmado isso em Junho, com o "camera-car" laranja que tinha inscrito na corrida, teria de agora encena-la. Esta e outras cenas em particular.

Pete Aaron, Mike Weir e John O'Hara estavam lá, para o ajudar em alguma coisa e a voluntariarem-se em conduzir alguns carros. E o próprio Delaney pediu a outros pilotos para que viessem a Le Mans para serem condutores de outros bólidos. O'Hara e Aaron guiariam o mesmo 917 que tinham vencido em Junho, enquanto que para o Lola disfarçado de Ferrari, foram buscar um dos pilotos que guiou o camera-car em Junho, o holandês Carsten Van Maalwijk. Contudo, haviam outros carros mais lentos, como Porsches. 911 e 914, por exemplo.

Entretanto, chega um carro ao "set" de filmagens. Um 911 branco, com duas pessoas dentro. Dali, os vultos saem em direção a eles, apresentando-se a eles. Eram Pierre de Beaufort e Gilles Carpentier.

- Olá a todos, saudou Pierre.
- Parabéns, campeão, respondeu Pete. Estás a gozar o título?
- Mais ou menos, ainda não estou em si, respondeu.
- Já sabes da nova?
- Ouvi dizer. O Mike Jordan vai dispensar o Bob Turner. Mas acho que ele quer continuar a correr.
- Por quem?
- Não sei. Suspeito que a McLaren o quer. Não o quererás?
- Que eu saiba, não. Tenho os meus planos.

Nisto, virou-se para John O'Hara e disse:

- Então, qual é a sensação de vencer uma corrida?
- Boa. Mas não tão boa como ser campeão do mundo, afirmou com um sorriso.
- Pete, não estavas à espera disso, pois não?
- Digamos que... agradeci a oferta.

Nisto, aparece Michael Delaney para junto do grupo. Sorridente, tinha vido da cabine telefónica onde tinha telefonado para a Gendemarie local, e afirmou:

- Meus senhores, podem voltar para os vossos carros. A estrada é nossa para as próximas seis a oito horas. Vamos ver se conseguimos fazer isto de uma só vez. E claro, agradeço-vos pela vossa disponibilidade para virem aqui, depois de virem directamente da Cidade do México.
- Ora Michael, sempre às ordens, respondeu O'Hara com um sorriso.

Todos rumaram para os seus carros, deixando Pete e Mike na berma, a verem o espectáculo que estava a ser montado naquela zona. Mas primeiro, os carros tinham de ir até à zona das Hunaudrieres, para filmarem uma sequência automobilística. Dali a pouco, o realizador iria iniciar o dia de filmagens, esperando que o dia de trabalho seja proveitoso.

Sem comentários: