quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A paixão de Per Gunnar Andersson

O automobilismo é um desporto ingrato. Apaixonados e com talento existem imensos, mas arranjar patrocinadores para manter ou ter hipóteses para correr é outra competição dentro da competição. Na Formula 1 temos o fenómeno dos pilotos pagantes, que deixam de fora pilotos com muito talento, mas que não tem nome, carteira ou "padrinhos" suficientes para ficarem por mais tempo. O caso do alemão Nico Hulkenberg é o mais recente desses exemplos, como todos sabem.

Os ralis não são excepção. Sabendo eu que, por exemplo, Armindo Araujo anda à procura de um reforço dos seus valores de patrocinio para poder dar o "salto" para o WRC, depois de duas épocas bem sucedidas na categoria de Produção, e que provavelmente Petter Solberg poderá não fazer toda a época de 2011 porque lhe faltam dinheiro ou um lugar numa equipa oficial, depois de um excelente ano de 2010, outros exemplos de pilotos que lutam por dinheiro para competir não faltam. Mas há casos e casos, como o do sueco Per Gunnar Andersson.

Andersson precisava de verba para poder correr o Rali da Suécia a bordo de um Ford Fiesta RS WRC, mas não tinha a suficiente para tal. Ao expôr a sua situação a um amigo seu, este colocou um apelo no Facebook e os resultados foram surpreendentes:

"Na terça feira passada não estava em condições de confirmar a minha participação no Rali da Suécia, mas na quarta-feira alguém me contactou a pedir-me o meu número de conta bancária, dizendo que existiam adeptos que pretendiam ajudar. Eu pensei que nada tinha a perder, portanto dei-lhes o número de conta, que mais tarde acabou por circular no Facebook. Nos dias seguintes fui vendo a minha conta crescer com doações, o que me permitiu juntar o valor necessário para confirmar junto da M-Sport o Fiesta WRC. Ainda preciso de mais algum dinheiro, mas o acordo está feito pelo que irei correr no Rali da Suécia. Quero agradecer a todos os que ajudaram, e tornaram possível a minha participação.", afirmou.

Será que este exemplo de sucesso poderá ser copiado noutros lados?

Sem comentários: