Tradicionalmente, o GP do Mónaco decorre sempre em dias diferentes, começando sempre na quinta-feira, pois a sexta-feira é tradicionalmente um dia livre. E isso, mesmo com todas as modificações ao longo do anos impostas pela FIA, foi alterado. E numa pista tão tradicional - já é a terceira vez que repito tal palavra - não houve assim tanta... já sabem do que estou a falar. Sebastian Vettel deu nas vistas no primeiro treino livre, na segunda foi a vez de Fernando Alonso.
O piloto da Ferrari foi o mais rápido da segunda sessão de treinos livres para o GP do Mónaco, com o piloto asturiano a confirmar a competitividade do seu chassis nas estreitas ruas de Monte Carlo. Numa sessão em que os pneus super-macios estiveram em grande destaque, as equipas tentaram perceber, desde já, o comportamento dos pneus macios nas ruas monegascas.
"No Mónaco é basicamente uma questão de ter uma boa sensação do carro: quanto mais o piloto tiver, mais pode puxar a cada volta. Parece que vamos ser um pouco mais competitivos do que noutros lados, mesmo que tenhamos de adotar a cautela normal de não sabermos quanto combustível é que os outros levavam a bordo", referiu o piloto das Asturias.
Lewis Hamilton terminou o ensaio no segundo posto, a 105 centésimos do piloto da Ferrari, mostrando que também os McLaren estão em bom nível no traçado de Monte Carlo. Sebastian Vettel foi o quinto, depois de ter passado ligeiramente pelo topo da tabela, ficando a 544 centésimos de Alonso, na frente de Felipe Massa, no segundo Ferrari, e Michael Schumacher, no outro Mercedes. Por seu lado, Mark Webber não teve uma tarefa fácil, já que de manhã cumpriu apenas três voltas devido a problemas hidraulicos, e de tarde teve problemas com o sistema KERS, ficando a mais de 1,5 segundos.
E tal como na primeira sessão, na segunda também teve incidentes de monta. O russo Vitaly Petrov perdeu o controlo do seu Renault na travagem para a chicane do Porto e danificando a frente do seu carro nos rails. Também Jaime Alguersuari passou por uma situação semelhante em Saint Devote com o seu Toro Rosso.
Para finalizar, quero voltar... à tradição. É mais para falar sobre as declarações que Sebastian Vettel, campeão do mundo, fez sobre a corrida monegasca. Vettel nunca ganhou aqui, nem na Formula 1, nem noutras categorias - em 2007 perdeu na World Series by Renault a favor de Alvaro Parente - mas ele está desejoso por vencer para ser ainda mais reconhecido como o excelente piloto que é.
"A história que este Grande Prémio tem e a tradição nas corridas é muito grande e era uma honra ter o meu nome entre os vencedores. Estamos a lutar pelo campeonato, que é o mais importante, mas esta é uma das provas que tem muito significado para mim.", comneçou por dizer.
Vettel sabe que não é fácil, mas é uma oportunidade única graças ao excelente monolugar que temos esta época: "Não é sempre branco ou preto, é um fim de semana longo e muitas coisas podem acontecer. A pressão é muito grande aqui e é necessária a máxima concentração, apesar de ser um dos traçados onde um bom piloto marca a diferença." concluiu.
Amanhã é dia de descanso, onde as outras categorias terão o seu dia de glória nas ruas monegascas. O sábado é dia de qualificação, um dia onde se verá se vai ser mais do mesmo da Red Bull ou haverá algo diferente desta vez.
O piloto da Ferrari foi o mais rápido da segunda sessão de treinos livres para o GP do Mónaco, com o piloto asturiano a confirmar a competitividade do seu chassis nas estreitas ruas de Monte Carlo. Numa sessão em que os pneus super-macios estiveram em grande destaque, as equipas tentaram perceber, desde já, o comportamento dos pneus macios nas ruas monegascas.
"No Mónaco é basicamente uma questão de ter uma boa sensação do carro: quanto mais o piloto tiver, mais pode puxar a cada volta. Parece que vamos ser um pouco mais competitivos do que noutros lados, mesmo que tenhamos de adotar a cautela normal de não sabermos quanto combustível é que os outros levavam a bordo", referiu o piloto das Asturias.
Lewis Hamilton terminou o ensaio no segundo posto, a 105 centésimos do piloto da Ferrari, mostrando que também os McLaren estão em bom nível no traçado de Monte Carlo. Sebastian Vettel foi o quinto, depois de ter passado ligeiramente pelo topo da tabela, ficando a 544 centésimos de Alonso, na frente de Felipe Massa, no segundo Ferrari, e Michael Schumacher, no outro Mercedes. Por seu lado, Mark Webber não teve uma tarefa fácil, já que de manhã cumpriu apenas três voltas devido a problemas hidraulicos, e de tarde teve problemas com o sistema KERS, ficando a mais de 1,5 segundos.
E tal como na primeira sessão, na segunda também teve incidentes de monta. O russo Vitaly Petrov perdeu o controlo do seu Renault na travagem para a chicane do Porto e danificando a frente do seu carro nos rails. Também Jaime Alguersuari passou por uma situação semelhante em Saint Devote com o seu Toro Rosso.
Para finalizar, quero voltar... à tradição. É mais para falar sobre as declarações que Sebastian Vettel, campeão do mundo, fez sobre a corrida monegasca. Vettel nunca ganhou aqui, nem na Formula 1, nem noutras categorias - em 2007 perdeu na World Series by Renault a favor de Alvaro Parente - mas ele está desejoso por vencer para ser ainda mais reconhecido como o excelente piloto que é.
"A história que este Grande Prémio tem e a tradição nas corridas é muito grande e era uma honra ter o meu nome entre os vencedores. Estamos a lutar pelo campeonato, que é o mais importante, mas esta é uma das provas que tem muito significado para mim.", comneçou por dizer.
Vettel sabe que não é fácil, mas é uma oportunidade única graças ao excelente monolugar que temos esta época: "Não é sempre branco ou preto, é um fim de semana longo e muitas coisas podem acontecer. A pressão é muito grande aqui e é necessária a máxima concentração, apesar de ser um dos traçados onde um bom piloto marca a diferença." concluiu.
Amanhã é dia de descanso, onde as outras categorias terão o seu dia de glória nas ruas monegascas. O sábado é dia de qualificação, um dia onde se verá se vai ser mais do mesmo da Red Bull ou haverá algo diferente desta vez.
Sem comentários:
Enviar um comentário