sexta-feira, 25 de maio de 2012

Youtube Racing Test: Carlos Sainz e Miguel Molina na oval de Stiges



Esta descobri no blog Voando Baixo, do Rafael Lopes. Um filme com oito minutos onde um Audi R8 pilotado por Miguel Molina - piloto espanhol do DTM - e por Carlos Sainz, bicampeão mundial de rails, num sitio carregado de história, mas muito pouco conhecido nos dias de hoje: a oval de Stiges-Terramar.

Um pouco de história: Stiges foi feito em 1922 - tem a mesma idade de Monza - e a sua oval é a segunda mais velha do mundo em termos funcionais, sendo a mais velha a de Indianápolis. Mais velha do que estes dois é a de Brooklands. Em Stiges, correram-se muitas provas de Grand Prix, mas após poucos anos, o interesse decaiu e eventos como a Guerra Civil, fizeram com que ficasse abandonada por muito tempo. Hoje em dia, só os afficionados é que conhecem o circuito e a sua história, claro.

A ideia foi de colocar um carro moderno num circuito onde o asfalto é de cimento - um pouco como as ovais de Monza e o de Montlhery - e tentar bater o recorde de pista. E o resultado disto é este filme. Pode ter publicidade e tudo o mais, mas é uma oportunidade de conhecer um sitio que muitos, provavelmente, não sabiam que existia.

1 comentário:

Unknown disse...

Que lindo vídeo, que bem editado está. Gostei como valoraram o entorno rural do circuito, muito exótico, hein? Sitges é uma jóia perdida.