sexta-feira, 20 de julho de 2012

Formula 1 2012: Ronda 10, Alemanha (Treinos)

Pelo que tinha visto ontem no boletim meteorológico, estava a ver que isto iria ser molhado. E nesta sexta-feira, foi o que aconteceu, em ambas as sessões de treinos livres, com alguns acidentes bem fortes, como o que aconteceu com o Williams de Valteri Bottas, na primeira sessão, e de Michael Schumacher, na segunda. Neste último, foi mostrada a bandeira vermelha e os treinos acabaram mais cedo, porque o incidente aconteceu a pouco menos de cinco minutos do final da sessão.

No final da primeira sessão, foram os McLaren que brilharam, com Jenson Button a ser o melhor, na frente do seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, que este fim de semana comemora o seu centésimo Grande Prémio. Fernando Alonso foi o terceiro, a 775 centésimos de Button, seguido pelo Mercedes de Michael Schumacher. Sergio Perez foi o quinto, no seu Sauber, seguido por Nico Hulkenberg, no seu Force India. Outro Nico, o Rosberg, foi o sétimo, com Felipe Massa, Pastor Maldonado e Romain Grosejan a completarem o "top ten".

Interessante foi ver que a distância entre Button e Grosjean é de um segundo e meio, bastante grande quando se trata de das condições de pista. Quanto aos Red Bull, foram discretos, com Sebastian Vettel na 12ª posição, oito lugares à frente de Mark Webber, 20º e entalado entre os Caterham e os Marussia, a mais de 3,5 segundos de Button.

Na segunda sessão, que também se realizou à chuva, e com o acidente em cima referido, o melhor foi o venezuelano Pastor Maldonado, que à chuva fez 1.27,476 segundos, 88 centésimos mais veloz do que Nico Rosberg. Sebastian Vettel, no seu Red Bull, foi o terceiro, seguido pelo Sauber de Sergio Perez. Romain Grosjean foi o quinto, seguido por Nico Hulkenberg, no seu Force India, já a um segundo de Maldonado. Daniel Ricciardo, no seu Toro Rosso, foi o sétimo, com o tempo feito antes de um despiste, onde também acabou na gravilha, ficando na frente de Jenson Button, no seu McLaren. A fechar o "top ten" estavam o Red Bull de Mark Webber e o Lotus-Renault de Kimi Raikkonen.

Quanto a Lewis Hamilton e Fernando Alonso, dedicaram-se a fazer o mínimo possivel e marcaram tempos modestos: o britânico da McLaren foi 19º, um lugar na frente do espanhol da Ferrari.

Já Michael Schumacher foi apenas 23º, graças ao tal despiste que o piloto alemão teve na entrada na secção do Estádio, com o seu carro a guinar para o lado direito da pista e a embater com força na barreira de pneus. A frente e a traseira do seu Mercedes ficaram bastante danificadas, e a sessão, claro, terminou mais cedo após a amostragem da bandeira vermelha.

Após o final da sessão, houve mais más noticias para a Mercedes, quando se soube que Nico Rosberg iria ter de trocar a sua caixa de velocidades, obrigando-o a ser penalizado em cinco lugares, juntando-se assim a Romain Grosjean no conjunto dos pilotos penalizados por problemas mecânicos.

Amanhã é dia de qualificação, e pelo que se prevê, também poderá chover na hora em que tal vai acontecer. Vai ser divertido de ser ver...

Sem comentários: