terça-feira, 17 de julho de 2012

A polémica do WRC não-homologado na Sardenha

O anuncio, no final da semana passada, de que a Volkswagen iria colocar o seu modelo Polo R WRC no Rali da Sardenha, em outubro, causou reações de espanto, pois seria inédito ver um modelo não-homologado pela FIA num rali a contar para o Mundial, e não como um "carro zero", e ainda mais numa altura em que a FIA ainda está no rescaldo do problema que teve com a BMW, com a homologação do seu Mini JCW WRC.

Apesar dos testes com o carro decorrerem a todo o vapor com Sebastien Ogier ao volante, a verdade é que a marca de Wolfsburgo ainda não homologou o carro, e provavelmente não terá intenções de o fazer antes de 1º de janeiro de 2013. Logo, o anuncio pode ser visto como demasiado prematuro, e claro, a FIA deixar correr o carro - mesmo que seja sem que os seus tempos contem para alguma coisa - é inédito, nunca visto nos quase 40 anos que leva o Mundial de Ralis. 

Hoje, Jarno Mahonen, um dos diretores da FIA para os Ralis, esclareceu que a decisão não é definitiva e depende da aprovação de todos os construtores envolvidos: Citroen, Ford e Mini: “Discutimos essa possibilidade com a Volkswagen mas não foram tomadas decisões. Apenas podemos permitir que o Polo WRC corra na Sardenha se as restantes equipas oficiais aprovarem.”, referiu.

Veremos como é que isto se resolverá, mas as dúvidas são imensas. Muito provavelmente, a VW vai querer ser mais paciente e esperar mais algum tempo, mais concretamente até ao Rali de Monte Carlo de 2013. 

Sem comentários: