sábado, 21 de julho de 2012

Formula 1 2012 - Ronda 10, Alemanha (Qualificação)

Tal como em Silverstone, a qualificação decorreu sobre chuva. E tal como em Silverstone, o vencedor foi o mesmo: o Ferrari de Fernando Alonso foi o melhor, conseguindo a segunda pole-position consecutiva nesta temporada e demonstrando que é cada vez mais o candidato numero um ao titulo mundial. Mas as coisas não foram assim tão óbvias, pois a qualificação foi dividida em duas: primeiro em secos, depois à chuva, muita chuva. 

A sessão começou com uma novidade: Mark Webber tinha trocado de caixa de velocidades e iria ser penalizado com uma perda de cinco posições, à semelhança de Romain Grosjean e Nico Rosberg. Assim sendo, era mais um candidato afastado por uma artificialidade. No começo ada sessão, ainda sob piso seco, todos apressaram-se a fazer um tempo suficiente para passar à Q2 e não deixar ninguém para trás. E assim foi, com Kimi Raikkonen a fazer o melhor tempo nessa Q1, na frente de Sergio Perez e Nico Rosberg

Atrás, o azarado que acompanhou os Caterham, Marussia e HRT fora o Toro Rosso de Jean-Eric Vergne, numa altura em que se fala que Giorgio Ascanelli, o diretor técnico da equipa, poderá estar de saída da equipa, apesar de STR ter dito que ele estava apenas... de férias.

Entre a Q1 e a Q2, aconteceu o que se esperava, com a chuva a fazer a sua aparição. Primeiro levemente, depois a potes. E os tempos, que andavam todos na casa do 1.14, cairam para a casa dos 1.35 segundos. Ali, com os pilotos penalizados em acção, a quererem entrar da melhor maneira possivel na Q3, usando da melhor maneira os pneus intermédios. Houve alguma confusão naquela pista cada vez mais molhada. Lewis Hamilton foi o mais rápido, seguido pelos alemães Michael Schumacher e Sebastian Vettel. Fernando Alonso era o quarto, na frente de Jenson Button.

Dos que ficaram de fora, o que andou mais perto da Q3 foi Daniel Ricciardo, que ficou com o 11º posto, na frente dos Sauber de Sergio Perez e Kamui Kobayashi. Romain Grosjean, por exemplo, foi apenas 15º, na frente de Bruno Senna e Nico Rosberg. Quanto a Felipe Massa, foi outro dos desiludidos, ficando apenas na 14ª posição, depois de ter perdido o controlo do seu carro na sua primeira tentativa com os intermédios.

Quando os pilotos passaram para a Q3, a chuva estava ainda mais forte e aí, eles não tiveram hipótese do que usar os pneus de chuva. Aí, Fernando Alonso aproveitou muito bem o momento, fazendo um tempo que o colocou logo na pole-position, por muito que os Red Bull tinham tentado. O tempo de 1.40,621 segundos foi o número mágico que deu ao piloto das Asturias a sua segunda pole-position de 2012 e demonstrando - claro, ainda falta a corrida propriamente dita - de que ele está a tornar-se no candidato numero um ao título. Sebastian Vettel foi o unico que se aproximou, a uns distantes 408 centésimos de Alonso, enquanto que Mark Webber, o terceiro na pista - mas o oitavo no papel - tinha um tempo quase dois segundos (!) mais lento do que Alonso.

Michael Schumacher, o velhote que nunca esquece como fazer uma boa qualificação em situações exrtremas, teve mais uma oportunidade de brilhar, ao conseguir o quarto tempo, seguido de Nico Hulkenberg e o Williams de Pastor Maldonado. Os McLaren de Lewis Hamilton e Jenson Button foram respectivamente sétimo e oitavo, distantes de poderem lutar pela pole-position, na frente do segundo Force India de Paul di Resta e do Lotus-Renault de Kimi Raikkonen.

Com a qualificação terminada, prepara-se para a corrida de amanhã. O tempo continua instável, mas parece que poderá ser como em Silverstone: não chove amanhã, tal como não choveu há quinze dias na pista britânica. Se assim for, veremos se a história terá alguma repetição em pista.

Sem comentários: