Quinze dias depois de Emerson Fittipaldi ter vencido em Brands Hatch e alargado a sua liderança para dezasseis pontos para o seu rival Jackie Stewart, máquinas e pilotos estavam no circuito de Nurburgring, palco do GP da Alemanha.
No pelotão, havia novidades. Clay Regazzoni estava curado da fratura no braço e voltaria ao "cockpit", mas a Scuderia, que tinha feito uma nova evolução nos seus carros, iria colocar três bólidos em pista. Com Mário Andretti ausente porque estava a competir nos Estados Unidos - tal como o seu compatriota Peter Revson - no seu lugar iria o italiano Arturo Merzário, que tinha dado boa conta de si na corrida anterior. Na McLaren, com Revson ausente, o seu lugar iria ser preenchido pelo britânico Brian Redman.
Na BRM, havia mais mudanças. Peter Gethin e Jackie Oliver estavam de fora e no seu lugar iriam entrar o sueco Reine Wisell e o neozelandês Howden Ganely, e a Williams iria voltar a alinhar com um March, depois de Henri Pescarolo ter danificado o chassis original. Ao todo, iriam alinhar 26 carros para a corrida alemã.
Na qualificação, o melhor foi Jacky Ickx, que conseguiu levar a melhor sobre Jackie Stewart. Emerson Fittipaldi foi o terceiro, seguido pelo March de Ronnie Peterson. O segundo Tyrrell de Francois Cevért era quinto, seguido pelo Brabham-Ford de Carlos Reutemann e pelo segundo Ferrari de Clay Regazzoni. O Matra de Chris Amon era o oitavo e a fechar o "top ten" estavam o March-Williams de Henri Pescarolo e o segundo McLaren de Dennis Hulme.
Na partida, Ickx saiu na frente, enquanto que atrás, Regazzoni e Peterson duelavam pelo segundo posto, com o sueco a levar a melhor, enquanto que Fittipaldi e Stewart eram quarto e quinto. Nas voltas seguintes, o brasileiro começou a subir de posto, passando Regazzoni na segunda volta e depois Peterson na sexta, indo atrás de Ickx, que estava na frente, quase imparável.
Na nona volta, Peterson entra em pião e perde dois lugares para Stewart e Regazzoni. O sueco consegue colocar o carro de volta à pista e vai atrás do tempo perdido, e consegue resultados logo na volta seguinte quando a caixa de velocidades do carro de Fittipaldi quebra e o brasileiro acaba por abandonar.
Na frente, Ickx seguia rumo à vitória, com Regazzoni em segundo, mas o grande duelo é pelo terceiro lugar, com o sueco Peterson a aproximar-se de Stewart até que no inicio da última volta, ele está na traseira do Tyrrell do escocês. Na aproximação a Hatzenbach, o March tenta passar o Tyrrell e ambos tocam-se, com Stewart a ir para os rails de proteção. Peterson continua, rumo ao terceiro posto.
No final, a Ferrari celebra uma dobradinha, a primeira do ano, com Ickx na frente de Regazzoni. Peterson foi o terceiro, e nos restantes lugares pontuáveis ficaram o BRM de Hownden Ganley, o McLaren de Brian Redman e o Brabham de Graham Hill.
1 comentário:
Ola tudo bem.Sempre fenomenais estes resumos.Apenas uma correcao nesta disputa.Foi entre J.Stewart e C.Regazzoni e nao o R.Peterson.Abc.
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