Duas semanas depois de terem corrido em Silverstone, máquinas e pilotos estavam presentes no circuito de Nurburgring para correr o GP da Alemanha. Ao todo estava a impressionante presença da 34 máquinas (!) para fazer 14 voltas no enorme - e temido - Nordschleiffe. A razão da grande quantidade de carros tinha a ver com as inscrições locais, que totalizavam catorze, com os Veritas a serem seis, enquanto que carros com motor BMW eram oito, todos pilotados por locais, incluindo um, Rudolf Krause, que corria sob a bandeira da RDA.
As equipas habituais estavam presentes, com a Ferrari a inscrever carros para Alberto Ascari, Nino Farina e Piero Taruffi, enquanto que a Ecurie Espadon inscrevia outros dois carros do Cavalino para Rudi Fischer e Rudolf Scholler. Havia mais um Ferrari, inscrito pela Ecurie Francochamps, para o belga Roger Laurent, e outro pela Scuderia Marzotto, para Piero Carini.
Na Gordini, Jean Behra estava recuperado e voltava ao seu lugar na equipa, e teria ao seu lado mais dois franceses: Robert Manzon e Maurice Trintignant. Na britânica HWM, três carros também participavam na corrida, um para o britânico Peter Collins e os outros dois para os belgas Johnny Claes e Paul Frére. Havia um quarto carro, inscrito pelo australiano Tony Gaze.
Quanto à Maserati fazia a sua aparição com uma máquina nova, para o italiano Felice Bonetto, enquanto que a Escuderia Bandeirantes tinha mais duas máquinas para Etiel Catoni e Gino Bianco. Bill Aston aparecia ali com o seu Aston-Buttleworth.
Na qualificação, os Ferrari dominaram, com Ascari a ser o melhor, seguido por Farina, enquanto que Trintignant era o terceiro, na frente de Robert Manzon. Piero Taruffi era o quinto, seguido por Rudi Fischer, enquanto que o sétimo na grelha estava o melhor dos Veritas, guiado por Paul Pietsch. Outro alemão, Hans Klenk, era o oitavo, e a fechar o "top ten" estavam o AFM-BMW de Willi Heeks e o Maserati de Felice Bonetto.
A corrida começou com Ascari a partir na frente... para não ser mais alcançado. Atrás, Farina e Taruffi mantinham os lugares, apesar da ameaça de Manzon. Na mesma altura, Bonetto despistou-se e para voltar à pista teve de ser ajudado por fora, algo que os comissários viram e o acabaram por desqualificá-lo. Apesar disto tudo, Ascari fazia a sua corrida, sem ser incomodado.
A luta pelo terceiro lugar entre Manzon e Taruffi acabou na oitava volta, quando uma das rodas do Gordini se soltou e Manzon acabou por desistir. Mas mais interessante aconteceu na volta 16, quando Ascari teve problemas de óleo e teve de ir às boxes. Quando este ficou resolvido, regressou à pista na segunda posição, com Farina na frente a dez segundos, mas em pouco tempo, a ordem foi restabelecida. Uma volta depois, Piero Taruffi tem um problema com a suspensão e cai para o quarto lugar.
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