sábado, 28 de julho de 2012

Youtube Motorsport Classical: Para alem da vida


É enorme: tirando o video (dividido em cinco partes) sobre a carreira de Ayrton Senna, nunca vi o Antti Kalhola a fazer um video tão longo como agora. Ao todo são 21 minutos e meio, mais dez do que, por exemplo, o video que o Matthias Manizer (Mattzel89) publicou há precisamente duas semanas. O título é "Beyond Life" (Para Além da Vida) e logo de inicio se mostram algumas das superstições e coincidências do automobilismo. 

Que Antonio e Alberto Ascari, pai e filho, morreram com a mesma idade, mas com trinta anos de diferença, num dia 26. Que Phil Hill e Mario Andretti venceram os seus campeonatos em Monza, a dez de setembro, contra os seus companheiros de equipa, que acabariam por morrer em acidentes na mesma pista, com dezassete anos de diferença. Que Patrick Depailler tinha um ídolo, Jean Behra, que morrera numa corrida na Alemanha a 1 de agosto, e cujo destino seria precisamente esse, 21 anos depois. Ou que o acidente mortal de Gilles Villeneuve e o acidente que terminou com a carreira de Didier Pironi, aconteceram num dia oito, com três meses de intervalo de diferença. E que Villeneuve foi conhecido pelo seu numero 27, numero esse que Jean Alesi usava quando venceu pela unica vez, em 1995, no circuito... Gilles Villeneuve, no Canadá.

Há mais, muito mais coincidências, ao longo do video, quer na Formula 1, quer nos ralis. Não vos contarei todas, claro. Mas que no automobilismo, tal como na vida, as coisas andam todas ligadas, isso andam.


1 comentário:

Nelson Gonçalves disse...

o video de facto esta fantastico.. pena a narraçao.. nao ser percebe metade..