sexta-feira, 27 de julho de 2012

Formula 1 2012 - Ronda 11, Hungria (Treinos)

Uma semana depois de Hockenheim, o circo da Formula 1 já está instalado no Hungaroring, onde se vai disputar a 11ª e última jornada do campeonato antes de todos meterem férias por um mês. E na travada pista húngara, como acontece em quase todas as corridas, normalmente os treinos pouco ou nada significam - aliás, a possibilidade de chuva no dia da corrida é real - e assim, estes treinos servem para fazer afinações e testar soluções de corrida.

Assim sendo, tem de se levar relativamente a sério os tempos de Lewis Hamilton nas duas sessões de treinos livres, onde ele esteve no topo da tabela de tempos, da primeira vez, esteve 101 centésimos mais veloz do que Jenson Button, enquanto que da segunda, foi mais veloz em 185 centésimos sobre o Lotus-Renault de Kimi Raikkonen. Contudo, tem de se dizer que a chuva apareceu em força na segunda sessão de treinos livres, quando faltavam meia hora para o final da sessão, pelo que os piloto se concentraram em fazer um bom tempo o mais depressa possível.

Uma coisa é certa: ambos os McLaren parecem querer recuperar a boa forma que andou perdida nas últimas corridas e que apareceu um pouco na semana passada em Hockenheim. Fernando Alonso foi o terceiro na primeira sessão, seguido por Nico Rosberg e Romain Grosjean. Michael Schumacher foi o sexto.

Interessante foi ver Valtteri Bottas, o terceiro piloto da Williams, no nono posto, dois lugares na frente de Pastor Maldonado. Talvez seja por causa do novo posto de "Toto" Wolff ou então da sua namorada olímpica, o certo é que isso lhe acrescentou mais confiança. Mas na segunda sessão, quando Bruno Senna ficou com o carro, este fez o terceiro melhor tempo, a 258 centésimos de Hamilton. Já agora, nessa segunda sessão, Felipe Massa foi o quarto, na frente de Fernando Alonso e Jenson Button. Paul di Resta foi o sétimo.

Os Red Bull, passada a polémica sobre o mapeamento dos motores, andaram discretos nestes sessões de treinos livres. Na primeira sessão, Mark Webber foi 13º, na frente de Sebastian Vettel, apenas 15º, enquanto que na segunda, foram oitavo (Vettel) e 14º (Webber)

A segunda sessão, como foi dito atrás, decorrer debaixo de chuva na segunda metade da sessão, fazendo com que Michael Schumacher se despistasse pela segunda sessão consecutiva, depois de ter feito o mesmo em Hockenheim. O veterano alemão despistou-se na curva 11, mas os danos não foram muito grandes.

Amanhã é dia de qualificação, e vai se ver se este acontecerá debaixo de chuva ou sob piso seco. Pode ser que debaixo deste último, os McLaren dêm um ar da sua graça, ou então, poderemos ver mais da Ferrari, como temos visto nas duas últimas qualificações. A ver vamos.

Sem comentários: