Com o título de pilotos atribuido a Alberto Ascari há mais de um mês, com a sua vitória em Nurburgring, máquinas e pilotos deslocavam-se a Monza para a última prova do ano. Era uma corrida importante, só por participar, e isso refletiu-se no numero de carros inscritos: 34. A organização achou esse numero muito grande e reduziu os pilotos qualificados para 24.
Apesar de todos saberem que a Ferrari era a grande dominadora, Enzo Ferrari não admitia facilidades, pois queria vencer a corrida disputada em casa, a mais importante do ano. E assim sendo, decidiu inscrever cinco carros para Alberto Ascari, Nino Farina, Piero Taruffi, Luigi Viloresi e o francês André Simon. Para além disso, havia mais dois Ferrari inscritos pela suiça Ecurie Espadon, para o suiço Rudi Fischer e o veterano alemão Hans Stuck, e as inscrições individuais de Peter Whitehead, Charles de Tornaco (da Ecurie Francochamps) e do francês Louis Rosier. Ao todo, haviam dez Ferraris em Monza.
No lado da Maserati, havia três carros inscritos oficialmente, para o argentino Froilan Gonzalez e os italianos Franco Rol e Felice Bonetto. Existiam mais três carros da marca, inscritos pela brasileira Escuderia Bandeirantes, para os brasileiros Gino Bianco e Chico Landi, bem como o uruguaio Eitel Catoni.
A francesa Gordini decidiu colocar três carros para Jean Behra, Maurice Trintignant e Robert Manzon, enquanto que a britânica Connaught colocou também três carros para Dennis Poore, Stirling Moss e Kenneth McAlpine. Outra equipa britânica, a HVM, tinha também três carros, para os britânicos Peter Collins e Lance Macklin, bem como o australiano Tony Gaze. A Cooper tinha quatro carros inscritos, para os britânicos Mike Hawthorn, Eric Brandon, Alan Brown e Ken Wharton.
Para além dos carros oficiais, havia também mais seis carros inscritos por equipas provadas ou inscrições individuais. Havia um OSCA inscrito pelo francês Elie Bayol, dois Maserati-Platé inscritos para o suiço Toulo de Grafenried e o argentino Alberto Crespo, um Cisitália inscrito por Piero Dusio, um Simca-Gordini que iria ser guiado pelo belga Johnny Claes, e um Aston-Buttleworth para Bill Aston.
No final das sessões de qualificação, como se esperava os Ferrari levaram a melhor. Alberto Ascari fez a pole-position, seguido por Luigi Villoresi e Nino Farina. Maurice Trintignant coloca o seu Gordini no quarto lugar, seguido do Maserati de Froilan Gonzalez. Piero Taruffi era o sexto, seguido pelo segundo Gordini de Robert Manzon, na frente do Ferrari de André Simon. A fechar o "top ten" estavam o Connaught de Stirling Moss e o OSCA de Franco Rol.
Como seria de esperar, dez carros ficaram de fora, e os mais surpreendentes eram os Ferrari de Peter Whitehead e do veterano Hans Stuck. Os Maserati-Platé de Toulo de Grafenried e de Alberto Crespo também ficaram de fora, bem como o Cisitalia de Piero Dusio. Os HVM de Peter Collins, Tony Gaze e Lance Macklin estavam também de fora, bem como o Simca-Gordini de Johnny Claes e o carro de Bill Aston.
A corrida começou com Gonzalez a ser mais veloz na partida e a ficar no primeiro lugar, com os Ferrari de Ascari e Villoresi na sua perseguição. Bonetto era quarto, mas ele conseguia aguentar os outros concorrentes, pois era um pouco menos veloz do que os outros, e logo, começou a cavar uma distância cada vez maior em relação aos pilotos da frente.
Gonzalez parecia aguentar os Ferrari, mas na volta 37, teve de parar para fazer um reabastecimento e trocar de pneus. Mas a paragem foi demasiado prolongada, e o argentino regressou a pista no terceiro lugar. A partir dali, começou a fazer uma corrida de recuperação, conseguindo apanhar e passar Farina, mas Ascari já estava a uma distância considerável para o apanhar.
No final, Ascari venceu pela sexta vez seguida, consolidando ainda mais o seu dominio na temporada, com Gonzalez a ser o segundo classificado, conseguindo interferir no dominio da Ferrari. Luigi Villoresi completava o pódio, enquanto que nos restantes lugares pontuáveis ficavam os Ferrari de Nino Farina e Felice Bonetto.
No final das sessões de qualificação, como se esperava os Ferrari levaram a melhor. Alberto Ascari fez a pole-position, seguido por Luigi Villoresi e Nino Farina. Maurice Trintignant coloca o seu Gordini no quarto lugar, seguido do Maserati de Froilan Gonzalez. Piero Taruffi era o sexto, seguido pelo segundo Gordini de Robert Manzon, na frente do Ferrari de André Simon. A fechar o "top ten" estavam o Connaught de Stirling Moss e o OSCA de Franco Rol.
Como seria de esperar, dez carros ficaram de fora, e os mais surpreendentes eram os Ferrari de Peter Whitehead e do veterano Hans Stuck. Os Maserati-Platé de Toulo de Grafenried e de Alberto Crespo também ficaram de fora, bem como o Cisitalia de Piero Dusio. Os HVM de Peter Collins, Tony Gaze e Lance Macklin estavam também de fora, bem como o Simca-Gordini de Johnny Claes e o carro de Bill Aston.
A corrida começou com Gonzalez a ser mais veloz na partida e a ficar no primeiro lugar, com os Ferrari de Ascari e Villoresi na sua perseguição. Bonetto era quarto, mas ele conseguia aguentar os outros concorrentes, pois era um pouco menos veloz do que os outros, e logo, começou a cavar uma distância cada vez maior em relação aos pilotos da frente.
Gonzalez parecia aguentar os Ferrari, mas na volta 37, teve de parar para fazer um reabastecimento e trocar de pneus. Mas a paragem foi demasiado prolongada, e o argentino regressou a pista no terceiro lugar. A partir dali, começou a fazer uma corrida de recuperação, conseguindo apanhar e passar Farina, mas Ascari já estava a uma distância considerável para o apanhar.
No final, Ascari venceu pela sexta vez seguida, consolidando ainda mais o seu dominio na temporada, com Gonzalez a ser o segundo classificado, conseguindo interferir no dominio da Ferrari. Luigi Villoresi completava o pódio, enquanto que nos restantes lugares pontuáveis ficavam os Ferrari de Nino Farina e Felice Bonetto.
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