terça-feira, 27 de novembro de 2012

Uma imagem para desmentir uma teoria da conspiração

Pouco tempos depois da divulgação do video onde se reivindica que Sebastian Vettel ultrapassou um dos Toro Rosso sob bandeiras amarelas, a grande dúvida - e a grande causa do qual os "teoristas da conspiração" se agarravam à ideia de que Vettel cometeu uma ilegalidade que a FIA deixou passar - surgiu uma imagem, esta que coloco no post, que até desmente essa teoria. A imagem, que vi no Twitter do LiteralF1, mostra de forma pouco nítida, um comissário de pista a agitar uma bandeira verde no inicio da Reta Oposta, dando sinal aos pilotos para efetuarem as manobras ultrapassagem que fossem necessárias. 

A imagem é do inicio da corrida, logo, muito tempo antes da ultrapassagem que ele fez a Kamui Kobayashi, por exemplo. E essa mesma ultrapassagem foi na Curva do Café, bem distante da Reta Oposta, que é onde está esta bandeira verde.

Assim sendo, para além dos esclarecimentos de que as ultrapassagens em situação de piso escorregadio - logo, sinal amarelo e vermelho - são legais, a ideia de que houve uma grande operação de encobrimento por parte da FIA cai por terra. Os que viram a corrida no sofá, que julgam que viram melhor do que os que estiveram na pista ou na torre de comando do circuito, nem sempre têm razão nas suas reivindicações. E aqui, claramente, não têm. 

Mas esta discussão foi boa, pois podemos ver que a FIA, numa situação limite como esta, conseguiu agir sempre bem e tem sempre uma visão das coisas. E também serve para dizer que a Formula 1 não é o futebol, onde os videos muitas das vezes desmentem as ações dos árbitros em campo. Ao contrário do "desporto-rei", os comissários de pista tem tempo para analisar as imagens e podem tomar decisões mesmo após a corrida. Mas parece que convêm a certas pessoas esquecer essa parte...  

3 comentários:

Pedro Reis disse...

As dúvidas não são desmontadas com esta foto. Efectivamente na volta 3 a bandeira amarela é trocada pela verde neste ponto. Essa troca é visível nas imagens da tv. Só que quem o Vettel ultrapassa aqui é o Marussia do Charles Pic, logo as dúvidas persistem!

Pedro Reis - Porto Portugal

Speeder76 disse...

Mas o que se fala em particular é a ultrapassagem ao Toro Rosso do Jean-Eric Vergne. E mesmo aí, há pessoas nos comentários desse video que juram que o Vettel devolveu a posição mais adiante.

Portanto, a acontecer uma ultrapassagem em bandeiras amarelas, mesmo que ela tenha acontecido, deve ter sido avisado para devolver a posição, e ele deve ter feito isso.

A FIA deve saber melhor do que todos nós o que se passou ali, e ao contrário do futebol, tem tempo de sobra para analisar as imagens, tanto mais que já penalizou, por mais do que uma vez, pilotos após a corrida em mais de vinte segundos.

Ron Groo disse...

Este chororô de ferrarista é uma droga, querem tirar no tapetão o que Vettel ganhou na pista.