terça-feira, 10 de março de 2015

Sobre a suspensão do Jeremy Clarkson da BBC

Jeremy Clarkson vai ser sempre uma personalidade polémica. A "alma" do Top Gear há mais de dez anos, a par de Richard Hammond e James May, as suas diatribes politicamente incorretas já lhe deram imensos avisos por parte da BBC, que aos poucos lhe cortaram o pavio da paciência, provavelmente até a um ponto de não retorno.

Pois bem, esta terça-feira, a imprensa britânica noticia que Clarkson foi suspenso da BBC e que o Top Gear não será apresentado neste domingo, quando faltam três programas para terminar esta temporada. A razão, segundo conta o Jalopnik no seu Twitter oficial, foram divergências com um produtor do programa. E ao usar o termo "fracas", o que me ocorre é algo bem grave, como pancadaria...

Ainda é tudo muito cedo para saber o que aconteceu. A BBC já confirmou a suspensão e o programa já foi retirado da grelha, mas resta saber várias coisas: primeiro, a versão dele dos acontecimentos, e segundo, até que ponto vai esta suspensão. Eu sei que, se há cem apreciadores do programa, há outros cem que têm um ódio a ele e o querem ver preso por ser machista, racista, sexista e outros "istas". Mas as pessoas tendem a esquecer que isto é uma mina de ouro da BBC, que têm receitas acima de três milhões de libras por ano, e que os três apresentadores são homens bem ricos. Ou seja, fazem isto por gozo.

Também é preciso saber se isto é o principio do fim do programa. É que já houve muitos "principios do fim" anunciados, mas para vos ser franco - e parafraseando Winston Churchill - ainda nem sei se isto é "o fim do principio". É mesmo que o pior aconteça - tirar o programa da BBC - nada os impede de criar o seu próprio canal de televisão na Net, porque dinheiro e espectadores não faltam.

Post Scriptum: De acordo com a americana Road & Track, Clarkson esmurrou um produtor e o resto da temporada do Top Gear está cancelada. Não se sabe quem foi o esmurrado e também não se sabe se ele a suspensão vai dar origem a um despedimento, mas tudo indica que será inevitável. Mas pelo que se vê no Twitter, os apresentadores estão a encarar tudo com... leveza.

1 comentário:

Ron Groo disse...

Não os acho nem machistas e nem racistas.
As piadas quando tem este teor são bem explicadas como piadas.
Acho que o mundo tá ficando muito chato.