sábado, 14 de março de 2015

CNR 2015 - Ronda 1, Rali Serras de Fafe (Dia 1)

Começou esta noite o Rali Serras de Fafe, a primeira prova do campeonato nacional de ralis. Apesar da grande maioria dos troços a serem disputados este sábado à volta de Fafe, na noite desta sexta-feira realizaram-se duas especiais na zona de Confurco, onde o Rali de Portugal costuma ter uma das suas classificativas mais emblemáticas. E após estas duas primeiras classificativas, o Ford Fiesta R5 de Ricardo Moura já lidera, com uma vantagem de 5,8 segundos sobre João Barros, também num Ford Fiesta R5.

Debaixo de muito público, máquinas e pilotos fizeram a primeira passagem por lá, onde o melhor foi o piloto açoriano, que conseguiu logo 4,8 segundos de vantagem sobre Barros. A 7,4 segundos, no terceiro lugar, ficava o Citroen DS3 R5 de José Pedro Fontes. Contudo, ainda na primeira passagem, Diogo Salvi, noutro Ford Fiesta R5, despistou-se e bloqueou a estrada, obrigando à neutralização do troço por parte da organização.

Foi muito bom mas não foi fácil pois havia muitos sítios onde não se via nada com autênticas paredes de pó. Mas senti-me confortável com o carro e as afinações pareceram-me bem”, começou por afirmar Ricardo Moura no final da primeira passagem.

O troço tinha muito gravilha e pó e isso condicionou o andamento. Mas acho que não estivemos mal para a entrada do rali. Contudo, houve alturas em que tive que travar a fundo por não ver nada. O set up não estava perfeito pois estava ligeiramente duro”, respondeu João Barros.

Na segunda passagem, Ricardo Moura alargou a liderança, ganhando 5,8 segundos sobre João Barros. Miguel Campos, no seu Peugeot 208 Ti16, foi o terceiro, a oito segundos do vencedor e trocando de lugar com José Pedro Fontes na geral, já que o piloto do DS3 R5 perdeu doze segundos para Moura nesta especial. Pedro Meireles (na foto) era o quinto, na frente de Carlos Martins, ambos em Skoda Fabia S2000.

Foi ótimo entrar desta forma, estou confiante. Senti.me confortável, o carro está bem afinado e a diferença menor na segunda passagem tem a ver com o facto de eu entrar sempre mais forte nas primeiras passagens, enquanto os meus adversários não costumam entrar tão bem", afirmou Moura, após a segunda especial.

Correu bem, estou na luta e fiquei com a certeza que tenho carro e ritmo para andar a lutar pela vitória”, respondeu João Barros, então o segundo classificado, enquanto que Miguel Campos manifestava algumas queixas. “Foi melhor do que estava à espera. Correu tudo bem, ainda que ache que o tempo atribuído foi injusto, e devia ter sido tempo do Ricardo Moura”, comentou.

Em relação aos estrangeiros, o espanhol Pepe Lopez é o melhor, ocupando o 11º posto no seu Peugeot 208 R2, enquanto que Max Vatanen é o 14º no seu Ford Fiesta R4.

O rali Serras de Fafe continua amanhã. 

Sem comentários: