sábado, 14 de março de 2015

Formula E 2015 - Ronda 5, Miami (Corrida)

As corridas da nova Formula E começam a ser emocionantes, não só por causa dos carros rodarem juntos, mas também pelo facto dos pilotos andarem sempre com o pé em baixo que acabam sempre no limite da energia. E nesta quinta corrida do ano, quinto vencedor diferente: Nicolas Prost venceu a sua primeira corrida, na frente do surpreendente americano Scott Speed, e do alemão Daniel Abt. Nelson Piquet Jr. foi o melhor dos brasileiros, na quinta posição, à frente de Antonio Félix da Costa, que fez uma corrida sempre a subir, ele que teve uma má qualificação, começando na 18ª posição da grelha.

Quatro horas depois da qualificação, máquinas e pilotos alinhavam na grelha de partida para a corrida, com Jean-Eric Vergne a ser o favorito para a vitória, mas Nelson Piquet Jr. estava à espreita para a vitória, ele que era um dos pilotos com mais pódios até então. Estava... estaria, pois a organização decidiu penalizá-lo em cinco posições, pois não abrandou em zona de bandeiras amarelas. Outro dos que perdeu cinco posições foi Jarno Trulli, que beneficiou pilotos como Félix da Costa, que subiu um lugar na grelha. 

A partida aconteceu sem incidentes, com Vergne na frente de Sam Bird e Nicolas Prost, enquanto que Piquet permaneceu para o sétimo posto. Nas voltas seguintes, o inglês tentou passar o francês da Andretti, fazendo com que ele estivesse em posição defensiva. Contudo, com o passar das voltas, não havia novidades. Só na volta 19, antes da paragem nas boxes, é que o britânico conseguiu passar Vergne para a liderança.

Imediatamente, o francês foi trocar de carro, mas Bird ficou na pista... o que foi um erro. As baterias acabaram para ele e lentamente, foi para as boxes. Quem beneficiou disto tudo foi Nelson Piquet Jr, que ficou mais uma volta na pista e ficou na liderança. Após a sua paragem nas boxes, o lider era Daniel Abt, que era pressionado por Nicolas Prost. Di Grassi era o terceiro, seguido dos Andretti de Vergne e Speed. Na volta 25, o americano conseguiu surpreender o francês e ficou com o quarto posto.

Apenas na volta 26 é que houve a primeira desistência da corrida, com Bruno Senna.

A parte final da corrida assistiu-se à pressão de Nicolas Prost sobre Daniel Abt, com Di Grassi a assistir e Speed a aproximar-se do trio. Atrás, Vergne perdia posições, e na volta 32, foi passado por Nelson Piquet Jr. Duas voltas depois, Scott Speed consegue o terceiro lugar, passando Lucas di Grassi. A partir dali, tentou aproximar-se de Prost, mas a duas voltas do fim, o francês passa Abt, e o americano aproveita.   

No final, com os carros a perder energia, Di Grassi perde posições para boa parte do pelotão, e a tentativa de Speed para alcançar a vitória é abortada com uma zona de bandeiras amarelas, dando ao francês a sua primeira vitória na competição. Speed foi o segundo e Abt o terceiro, também no seu primeiro pódio da temporada. Jerôme D'Ambrosio foi o quarto, seguido de Nelson Piquet Jr. e António Félix da Costa.

Com esta vitória, Prost ascendeu à liderança, com 67 pontos, mais sete do que Lucas di Grassi. Sam Bird é o terceiro, com 52, segundo de Nelson Piquet Jr. com 49. Sebastien Buemi é o terceiro, com 43, seguido por Félix da Costa, com 37, mais três do que Jerôme D'Ambrosio.

A próxima corrida da Formula E vai ser dentro de duas semanas, a 4 de abril, em Long Beach.

Sem comentários: