terça-feira, 10 de março de 2015

A foto do dia

Beitske Visser faz hoje vinte anos de idade. E provavelmente esta piloto holandesa é a melhor chance de vermos uma mulher na Formula 1 num futuro próximo. Começa agora a sua quarta temporada nos monolugares, correndo na World Series by Renault ao serviço da espanhola AV Formula, depois de duas temporadas na Formula ADAC Masters, onde venceu três corridas e deu nas vistas o suficiente para que a Red Bull a incluísse no seu Junior Team. Ficou apenas um ano, mas mostrou-se.

Se olharmos para a cara dela, ainda parece uma adolescente. Mas desde os tempos do karting que ela mostrou ter talento para se ombrear entre os rapazes, e foi por isso que ela conseguiu lugar nos monolugares. Só falta é ter uma boa temporada numa competição onde possa impressionar o suficiente para alavancar a sua carreira.

Mas apesar de ter resultados, ao contrário de outras, Beitske não é bonita. Não é a Carmen Jordá ou a Milka Duno, não é uma modelito, ou se preferirem, "não é fotogénica". É por causa disso que não lhe dão uma chance para ser "piloto de desenvolvimento" numa equipa de Formula 1, nem com todo o "photoshop" possível e imaginável. Portanto, vê-la a bordo de uma máquina de 850 cavalos, nem que seja para testes, parece ser uma quase impossibilidade, a não ser que demonstre muito talento.

Mesmo assim, creio que ela tem todo o potencial para ser muito bem sucedida neste desporto, no meio dos rapazes. Francamente, precisamos de exemplos como a dela, para inspirar mais garotas neste desporto elitista e algo machista. Tentar ver garotas e mulheres noutros lugares que não nas grelhas a segurar cartazes e a sorrirem para as cameras seria ótimo, e as que entrassem, fossem vistas pelo seu talento e não se têm um peito grande ou se o rabo cabe ou não cabe dentro do "cockpit".

Se no Dia da Mulher, todos são pela igualdade, nos outros dias do ano, essa igualdade têm de ser dada através de exemplos, de gestos. E para mim, o melhor exemplo para o mundo é ela. 

Parabéns Beitske, e que tenhas uma grande temporada em 2015! 

4 comentários:

Nuno Cópio disse...

Não é uma top model, mas é bem jeitosa a rapariga, sempre é mais gira que tu Paulo.

Speeder76 disse...

LOL! Mas acho que ela é mais capaz que a Carmen Jordá...

Rafael Schelb disse...

Ah cara, sinceramente, eu achei ela uma gracinha. Sério mesmo. Mas não é isso o que importa. Tomara que chegue na Fórmula 1 e consiga vaga onde ela possa realmente mostrar o talento e lutar e igualdade de condições!

Nuno Cópio disse...

Ela é para min e a seguir à Simona di Silvestro a mais capaz de chegar à F1 e fazer uma boa figura.