quinta-feira, 12 de março de 2015

A foto do dia

Michael Schumacher comemorando a vitória no GP da Austrália do ano 2000, com o seu irmão Ralf Schumacher em segundo plano. A foto, tirada por Paul-Henri Cahier, mostra precisamente o momento em que, há 15 anos, começava o domínio dos Ferrari na Formula 1.

O piloto alemão entrava na sua quinta temporada em Maranello, e o ano anterior tinha sido frustrante, com o seu acidente em Silverstone e cortar a meio essa temporada. Só voltou para as duas últimas corridas do ano, para tentar ajudar Eddie Irvine a ser campeão, mas não conseguiu, a favor de Mika Hakkinen.

A temporada de 2000 foi um autêntico "vai ou racha", para demonstrar que a sua ida não tinha sido um erro, que a Ferrari era uma potencia no automobilismo, que o peso da sua história não o dobrava e não o ficasse a viver do passado, dos troféus. Sem vencer um campeonato de pilotos desde 1979, com Jody Scheckter, tinha também de justificar os muitos milhões que Maranello lhe dava. A ele, a Ross Brawn, a Jean Todt, a Rory Bryne. E também a Luca de Montezemolo.

Ali - não sabiamos ou somente os mais crentes queriam acreditar - começou uma era dourada para o Cavalino Rampante. Quebrado o domínio da McLaren, a partir dali, transformou-se numa "Formula Ferrari" ou "Formula Schumacher", tanto que houve regras que foram mudadas para atenuar o dominio da Ferrari, de tão óbvio que era. Só foi quebrado em 2005, com uma nova geração, com Fernando Alonso, mas houve tempo mais do que suficiente para dourar as páginas de história e conseguir uma nova geração de adeptos. E foi esse momento, há 15 anos, que tudo começou.