quarta-feira, 11 de março de 2015

A foto do dia

A 11 de março de 1990, começava nas ruas de Phoenix, no Arizona americano, o Mundial de Formula 1. Havia expectativas para saber o que Alain Prost faria, agora que estava na Ferrari, e Ayrton Senna, depois de um campeonato que tinha acabado com uma espécie de Terceira Guerra Mundial, com os eventos de Suzuka.

A qualificação foi um autêntico "cabeça para baixo", com Pierluigi Martini a dar à Minardi a sua melhor qualificação de sempre, seguido pelo Dallara de Andrea de Cesaris e o Tyrrell-Cosworth de Jean Alesi, todos à frente de Ayrton Senna. Em muitos aspectos, o que aconteceu foi o resultado de um sábado chuvoso, algo raro naquela zona do globo.

Graças a essa qualificação, nasceu uma estrela. Gerhard Berger, o "poleman", tentou manter a liderança, mas foi superado na primeira curva por um jovem francês de 25 anos, que estava na equipa do velho lenhador desde meados da temporada anterior, e que pelo meio tinha sido o campeão da Formula 3000. Nas 23 voltas seguintes, aguentou os ataques de Ayrton Senna, e numa das vezes, ele reagiu, surpreendendo o brasileiro e voltando à liderança. Só que Senna aprendia rapidamente e quando o jovem francês tentou repetir a façanha, ele defendeu-se.

No final, Senna venceu e viu o seu rival parado na pista, vitima de problemas mecânicos. Era um começo perfeito numa temporada em que queria vingar os eventos do final da temporada anterior. Para a Tyrrell, foi o melhor resultado em sete anos, desde a vitória de Michele Alboreto em Detroit, e eles tinham mais alguns truques na manga, especialmente no carro que o seu projetista, Harvey Postlethwaithe, estava a desenhar. Mas isso fica para outro dia.

Quanto a Jean Alesi, este era apenas o seu primeiro grande feito daquele ano.

Post-Scriptum: Já agora, podem ver por aqui na narração da ESPN americana a corrida na integra. Tirem duas horas da vossa vida para poderem ver. 

1 comentário:

Por Dentro dos Boxes disse...

Foi uma bela disputa entre Senna e Alesi - McLaren x Tyrrell...

foi um grande momento da Tyrrell e me fez lembrar de seus tempos de glória na F-1...

abs...