sábado, 12 de setembro de 2015

WRC 2015 - Rali da Austrália (Dia 2)

No segundo dia do Rali da Austrália, Sebastien Ogier já conseguiu chegar à liderança, mas a diferença entre os três primeiros é tão apertada que a incerteza em relação ao vencedor é grande. E para Ogier, isso é importante, pois em caso de vitória amanhã, ele será automaticamente campeão do mundo.

Mas o dia de sábado - que tinha apenas quatro especiais - começou com uma especial longa, de 50,8 km, a de Naanbuca, onde Hayden Paddon foi o melhor, com uma vantagem de 4,6 segundos sobre norueguês Anders Mikkelsen, da Volkswagen. Mas o norueguês ganhou vantagem sobre Kris Meeke, que era agora o novo líder. "Um bom troço para nós. Estou contente", reagiu Mikkelsen no final da classificativa, enquanto que Kris Meeke assumia que "trazer quando pneus macios foi errado".

A seguir, Hayden Paddon continuou ao ataque, pois queria chegar ao topo o mais depressa possivel. Venceu a especial seguinte, a primeira passagem por Valla, batendo Ott Tanak e Jari-Matti Latvala. E o neozelandês estava confiante de que iria conseguir. "Sinto-me mais confiante com o carro do que ontem. Abusei um pouco mas estou a tentar aproveitar ao máximo a minha posição na estrada. À tarde tenho de dar ainda mais forte para obter tempos", afirmou. Atrás, Sebastien Ogier era apenas o sexto melhor, mas era agora o terceiro classificado da geral, e suficiente próximo para poder atacar na parte da tarde.

E foi o que fez. Na segunda passagem por Naambuca, ele foi o melhor, batendo Meeke e saltando para o segundo lugar da geral, agora a 2,3 segundos do britânico. Um resultado que compensou as dificuldades no traçado. "Foi difícil, para ser sincero. Dei o máximo mas até nas zonas mais largas tive dificuldades com falta de tracção", afirmou o campeão do mundo. Já Hayden Paddon não conseguiu mais do que o sexto tempo, mantendo o quinto lugar da geral.

No final do dia, na segunda passagem por Valla, venceu a especial, apesar de admitir que não conseguiu andar a fundo como queria. Com esse resultado, passou para a frente do rali, a meros... 0,3 segundos de Meeke e 2,6 segundos de Jari-Matti Latvala. Anders Nikkelsen é o quarto, a 9,3 segundos, e a partir daqui tudo é possivel. 

Hayden Paddon é o quinto a meros 19,4 segundos, mais vinte do que o sexto classificado, o Ford de Ott Tanak. Já bem distantes estão os Hyundai de Thierry Neuville e Dani Sordo, a mais de um minuto dos lideres. A fechar o "top ten" estavam o galês Elfyn Evans e o qatari Nasser Al Attiyah, o melhor dos WRC2.

O rali da Austrália termina esta madrugada.

Sem comentários: