quarta-feira, 30 de maio de 2018

Sobre John Andretti

Soube da noticia ontem à noite e não posso deixar de ficar triste e chocado com a sua condição. Sabia do seu cancro no colon, diagnosticado há um ano, mas esperava que os tratamentos pudessem melhorar a sua condição. Contudo, soube-se agora que este se espalhou noutras partes do corpo e consideram-se várias alternativas. 

É um pouco triste quando se ouve a noticia da piora da sua condição, ou se considera o seu final. Passam-se muitos pensamentos neste momento, é certo - tenho a certeza que já passou tudo pela sua cabeça - mas enquanto existir vida, há esperança. Mas pelos vistos, já estamos mais no campo do milagre do que no da ciência.

E ainda por cima, pensa-se no que estará a passar na cabeça do seu pai, Aldo, e no seu tio, Mário.

John Andretti tem 55 anos, é filho de Aldo Andretti e sobrinho de Mário Andretti. É primo de Michael Andretti e Jeff Andretti. Como todos eles, teve uma carreira variada. Andou na CART e na IRL, fez Endurance, na IMSA e correu na NASCAR. Correu em Indianápolis, onde foi quinto em 1991, andou em Daytona, onde venceu em 1989, ao lado de Derek Bell e Bob Wollek, e andou no Daytona 500, onde o seu melhor foi um 13º posto, em 2004.

Para além disso, já venceu na CART, em 1991, no circuito australiano de Surfers Paradise, e em Milwaukee, nesse mesmo ano, foi segundo num resultado único: nessa corrida, o seu primo venceu e o seu tio foi terceiro! Aliás, essa temporada foi única porque teve quatro Andrettis a correrem, e Jeff foi o "rookie do ano". E já agora, foi a única que fez a tempo inteiro.

Andretti correu pela última vez em 2011, para participar na edição centenária das 500 Milhas de Indianápolis, acabando na 22ª posição, num dos carros da Andretti Autosport.

Sem comentários: