terça-feira, 14 de agosto de 2018

Noticias: Fernando Alonso abandona a Formula 1

Fernando Alonso vai abandonar a Formula 1. O piloto espanhol de 37 anos anunciou esta tarde no seu canal oficial do Twitter que irá pendurar o capacete depois de 17 anos ao mais alto nível. Contudo, ainda nada se sabe sobre o seu futuro, logo, a possibilidade de ele atravessar o Atlântico para tentar a aventura da IndyCar está em aberto.

No comunicado oficial publicado pela McLaren, Alonso falou da sua carreira e dos seus feitos:

Depois de 17 anos maravilhosos nesta categoria maravilhosa, é hora de fazer uma mudança e seguir em frente. Eu aproveitei cada minuto dessas temporadas incríveis e não posso agradecer o suficiente às pessoas que contribuíram para torná-las tão especiais", começou por dizer.

Ainda há vários GPs para esta temporada, e vou participar deles com mais paixão do que nunca. Vamos ver o que o futuro me trará. Novos desafios emocionantes estão ao virar da esquina. Estou tendo um dos momentos mais felizes da minha vida, mas preciso continuar a explorar novas aventuras."

Quero agradecer a todos da McLaren. Meu coração está com eles para sempre. Eu sei que eles vão voltar mais fortes e melhores no futuro e pode ser o momento certo para eu estar de volta na série; isso me deixaria muito feliz. Eu construí tantas grandes relações com muitas pessoas fantásticas na McLaren, e elas me deram a oportunidade de ampliar meus horizontes e competir em outras categorias. Eu sinto que sou agora um piloto mais completo [do que era antes]."

Tomei essa decisão há alguns meses e é firme. No entanto, eu gostaria de agradecer sinceramente a Chase Carey e à Liberty Media pelos esforços feitos para mudar minha opinião e todos que entraram em contato comigo durante esse período"

Finalmente, também gostaria de agradecer às minhas antigas equipas, antigos companheiros de equipa, competidores, colegas, parceiros, jornalistas e todos com quem trabalhei na minha carreira na Formula 1. E, especialmente, meus fãs em todo o mundo. Tenho certeza de que nossos caminhos se cruzarão novamente no futuro”, concluiu.

Zak Brown, diretor da marca, agradeceu a Alonso pelos seus feitos na equipa na na Formula 1.

Fernando não é apenas um excelente embaixador da McLaren, mas também da Fórmula 1. Seus 17 anos no automobilismo, como provavelmente o melhor piloto de sua geração, adicionaram, sem dúvida, outra camada à rica história da Fórmula 1", começou por dizer.

Há um tempo para todos fazerem uma mudança e Fernando decidiu que o final desta temporada será [a vez] dele. Nós respeitamos sua decisão, mesmo que acreditemos que ele esteja na melhor forma da sua carreira. Nosso diálogo aberto com Fernando significou que poderíamos planear essa eventualidade." começou por dizer o patrão da McLaren.

Ao avaliar seu futuro nos últimos meses, a competitividade de Fernando não foi prejudicada. Ele continuou a se apresentar no mais alto nível, como sabemos que ele fará nas nove corridas restantes desta temporada.

Eu sei que toda a equipa se junta a mim em prestar homenagem à enorme contribuição que Fernando deu para a McLaren. Ele é uma lenda tanto para o campeonato quanto para a equipa. Fernando é uma parte importante da nossa história e se juntará a uma linha ilustre de pilotos da McLaren. Em nome de Shaikh Mohammed, Mansour [Ojjeh] e toda a nossa diretoria, desejamos a Fernando todo o sucesso no seu futuro”, concluiu.

Quando terminar a temporada, Fernando Alonso Diaz, nascido a 29 de julho de 1981 em Oviedo, nas Astúrias, fará 314 Grandes Prémios, entre 2001, com um intervalo em 2002, e de 2003 em diante. Nessas corridas, feitas em carros na Minardi, Renault (duas passagens), McLaren (duas passagens) e Ferrari, venceu 32 Grandes Prémios, conseguiu 97 pódios, obteve 22 pole-positions e alcançou 23 voltas mais rápidas. E foi o mais jovem campeão do mundo de Formula 1, ao alcançá-lo em 2005, aos 24 anos, com a Renault, repetindo o feito no ano seguinte, sendo também o bicampeão mais jovem da história.

Para além disso, foi vice-campeão por três vezes: em 2010, 2012 e 2013, e terceiro em 2007.

Em termos de outras categorias, participou nas 500 Milhas de Indianápolis de 2017 e venceu as 24 horas de Le Mans de 2018, a bordo de um Toyota, com Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi.

Resta saber o seu futuro, pois nada disse. Se será um ano sabático para tentar fazer a Endurance, e depois ir para a IndyCar, mais concretamente as 500 Milhas de Indianápolis, é algo do qual ainda não deu qualquer resposta. 

Sem comentários: