sexta-feira, 17 de agosto de 2018

WRC 2018 - Rali da Alemanha (Dia 1)

Ott Tanak lidera o Rali da Alemanha, cumpridas que estão as primeiras sete especiais da competição. O piloto estónio da Toyota, embalado pela sua vitória na prova anterior, na Finlândia, tem agora uma vantagem de 12,3 segundos sobre Sebastien Ogier e 27,4 segundos sobre Thierry Neuville, num duelo a três, entre os melhores pilotos da temporada, e em três máquinas diferentes: Hyundai, Ford e Toyota.

Depois de Tanak ter vencido a especial de abertura, em St. Wendel - com 0,1 segundos de vantagem saobre... Kalle Rovanpera - o rali começou esta manhã com as primeiras passagens por Stein und Wein, Mittelmosel e Wadern-Weiskirchen. Na PEC2, Ogier atacou, vencendo a especial com um segundo de vantagem sobre Thierry Neuville e 1,7 segundos sobre Tanak, fazendo com que o francês ficasse à frente. Latvala era o quarto, a 4,8 segundos. 

Tanak venceu em Mittelmosel, com cinco segundos de vantagem sobre Ogier e recuperando a liderança, enquanto Neuville perdia 7,3 segundos, com a suspeita de um vazamento na sua caixa de velocidades. “Foi apenas um pequeno vazamento. Para além disso, havia um pouco de óleo no pára-brisas, por isso era difícil guiar, mas não fui muito incomodado”, disse Neuville, no final.

O estónio da Toyota começava a abrir uma pequena vantagem, enquanto Elfyn Evans era quarto na especial, com 8,3 de desvantagem. 

Tanak acabava a manhã a vender de novo, na PEC4, conseguindo 1,8 segundos de vantagem sobre Esapekka Lappi, mas sobretudo, uma vantagem de 2,3 sobre Thierry Neuville e três segundos sobre Sebastien Ogier. Assim, o estónio acabava a manhã com uma vantagem de 7,3 segundos sobre o francês da Ford e 10,9 sobre o belga da Hyundai. Esapekka Lappi era o quarto, a 19,7 segundos do líder.

Não é fácil guiar neste tipo de estradas, mas eu tinha um carro bom e tudo evoluiu em bom ritmo. A estabilidade do carro melhorou a cada troço”, disse Tänak.

Na parte da tarde, com as segundas passagens pelas especiais da manhã, Tanak continuou ao ataque, vencendo as duas primeiras e alargando a sua vantagem para 9,1 segundos sobre Ogier, enquanto Neuville tinha agora 23,1 segundos para tentar apanhar o estónio. Evans agora era quarto, depois de apanhar o segundo Toyota de Jari-Matti Latvala.

No final do dia, a segunda passagem por Wadern-Weiskirchen, Tanak venceu de novo, 2,1 segundos na frente do seu companheiro Esapekka Lappi, 2,3 sobre Dani Sordo, no seu Hyundai, e 3,2 sobre Sebastien Ogier, o quarto na especial. 

Depois dos três primeiros, o quarto é o galês Elfyn Evans, no segundo Ford oficial, a 37,8 segundos, tentando destacar-se de um grupo de pilotos que andam muito próximos uns dos outros. Jari-Matti Latvala é quinto, exatamente um segundo mais atrás do piloto galês da Ford. Dani Sordo é sexto, a 42,7, no seu Hyundai, com Esapekka Lappi logo atrás, 0,7 segundos do piloto espanhol. Craig Breen é oitavo, a 58 segundos e a fechar o "top ten" está Andreas Mikkelsen, a 59 segundos, e Teemu Suninen, a um minuto 21,4 segundos.

O rali da Alemanha prossegue amanhã, com a realização de mais oito especiais. 

Sem comentários: